Quem circula pelas ruas de Santa Cruz do Sul pode observar a constante presença de galhos espalhados nas calçadas. O período é de podas, no entanto, a limpeza dos locais não é realizada com a mesma rapidez. Os cortes são, na maioria das vezes, feitos pela concessionária de energia RGE.
Com diversas manifestações da população, por conta da sujeira deixada nos locais, o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, explica que a responsabilidade é da concessionária, mas a Prefeitura auxilia na limpeza. “Eles que devem fazer o recolhimento, mas na medida do possível a Prefeitura dá um apoio porque sabe que a quantidade é grande”, disse.
Vargas salienta que a Prefeitura vai fazer o contato para que a limpeza dos locais seja agilizada e vai disponibilizar, mais uma vez, o auxílio das equipes do município. “Já fizemos contato com a RGE para que agilize a limpeza. Nossa equipe já trabalhou com retro e caminhão no sábado e na medida do possível vamos auxiliar novamente”, explicou o secretário.
Publicidade
As podas realizadas pela RGE seguem critérios técnicos, visando o menor impacto, como explica o secretário. “Nosso pessoal faz a poda apenas onde não há rede de energia elétrica”, esclareceu Vargas. Agora o município aguarda a concessionária para finalizar a limpeza dos locais.
Contatada pela reportagem do Portal Gaz, a RGE emitiu uma nota sobre o assunto. Na nota, a empresa afirmou que as “podas ou supressões realizadas pela concessionária seguem critérios técnicos, visando o menor impacto visual e ambiental possíveis” e confirmou que uma recente parceria com a Prefeitura deve auxiliar no recolhimento dos materiais.
Leia a nota na íntegra:
A RGE somente executa podas e supressões de livramento dos ramos/galhos/árvores no meio urbano e rural em situações que estes estão em interferência direta à rede elétrica ou que pela sua proximidade venham a interferir. Elas somente são realizadas nas situações em que a arborização ofereça riscos iminentes à integridade do sistema elétrico e/ou a interrupção do fornecimento de energia elétrica e segurança da população. As podas ou supressões realizadas pela concessionária seguem critérios técnicos, visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para a atividade e, além disso, existem os devidos licenciamentos ambientais perante os órgãos competentes. De forma prática, as podas ou supressões realizadas pela RGE seguem as diretrizes da NBR 16246-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da Licença Única de Podas emitida pela FEPAM.
Publicidade
A concessionária Intensificou as podas em áreas urbanas para o cumprimento do Plano Preventivo e assim evitar falta de energia por causa de vegetação (que hoje representa praticamente 70% das ocorrências). Essas ações vem gerando uma quantidade maior de resíduos. Recentemente, em reunião com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul a RGE enfatizou a necessidade de apoio do Poder Público na recolha e está recebendo este auxílio. Esta parceria certamente irá acelerar a atividade. Constatou-se também que alguns clientes estão realizando podas e supressões após a passagem das equipes da RGE, acumulando os resíduos sobre os existentes. Especificamente na data de hoje há uma equipe da RGE dedicada exclusivamente a esta atividade.