O exemplo de um espaço que foi repensado na Capital foi tema de palestra na tarde dessa segunda-feira, 21, durante a realização da 6ª Semana do Mercado Imobiliário de Santa Cruz do Sul. Com a temática “É possível planejar uma cidade mais viva e atrativa. O case do 4º Distrito de Porto Alegre”, os palestrantes Felipe Camozzato e Vicente Perrone falaram sobre a reestruturação de um conjunto de bairros que estavam praticamente abandonados na cidade. O evento foi realizado no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).
Atual deputado estadual, o administrador Felipe Camozzato (Novo) era vereador de Porto Alegre quando houve a votação do projeto do 4º Distrito e as alterações urbanísticas no local. “É uma região que antigamente era industrial. No início do século passado se instalaram muitas indústrias e, com o passar dos anos, essa área ficou em desuso porque a cidade foi evoluindo e a indústria foi migrando, os processos mudaram. E tudo isso fez com que a região começasse a se desertificar.” Por ser bem localizada, os envolvidos no projeto começaram a idealizar uma reurbanização. “Todo o projeto do 4º Distrito se baseou em não ter mais um zoneamento único”, complementou.
LEIA MAIS: 6ª Semana do Mercado Imobiliário destaca potencial do setor em Santa Cruz
Publicidade
Após a fala de Camozzato, o engenheiro civil Vicente Perrone, diretor do Escritório +4D e responsável pelo projeto do 4º Distrito, fez sua explanação sobre a transformação do espaço antes abandonado da Capital. “São cinco bairros – Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos. Começa na Rodoviária e vai até a Arena do Grêmio. Ele é a entrada e a saída da cidade e toda a ligação do rio até o Centro.” Perrone reiterou que a área estava desocupada há muitos anos e estudos vinham sendo feitos para conseguir revitalizar a região.
Atualmente, empresas de diversos segmentos atuam no 4º Distrito, como cervejarias, casas de festas e restaurantes, entre outros estabelecimentos comerciais. De acordo com Perrone, para incentivar que tais empresas quisessem se instalar na região, foi produzido um “pacote liberalizante” que reduziu impostos. “Aprovamos duas leis urbanísticas, o programa Centro Mais e o +4D, que são duas áreas que hoje têm um plano diretor específico para elas”, observou.
LEIA MAIS: Veja a programação da 6ª Semana do Mercado Imobiliário
Publicidade
A 6ª Semana do Mercado Imobiliário de Santa Cruz do Sul segue até o próximo sábado, 26, com variadas atividades. Nesta terça, 22, às 19 horas, será ministrada a palestra “Mente Vencedora. Inteligência Emocional e Consciencial”, com Carlos Catuípe, no auditório da Assemp. Além das palestras, ocorrerá o feirão “De portas e obras abertas”, que contará com condições especiais de negociação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.