Certamente você deve conhecer ou então ouviu falar de alguém que nas últimas semanas passa por um dos sintomas mais comuns da gripe: a tosse. Porém, algo que não é tão normal e tem se tornado frequente em Santa Cruz do Sul são registros de pessoas procurando atendimento médico com tosse persistente. Há moradores do município procurando ajuda médica com tosse seca há mais de 30 dias.
LEIA TAMBÉM: Veja quais são os principais sintomas de Covid-19, onde buscar atendimento e como se proteger
Conforme o médico infectologista Eduardo Sonda, a procura por atendimento aumentou consideravelmente nas últimas semanas por problemas respiratórios. Ele explica que o problema pode ter como causa o período gripal ou até sequela da Covid-19. “Covid ou gripes comuns são infecções nas vias aéreas superiores, nariz, boca, garganta. Essas regiões acabam ficando inflamadas pela ação do vírus, e acabam acarretando dor de garganta, desconforto, tosse. Pode também alguma bactéria se aproveitar do sistema que está fragilizado e causar sinusite, amidalite, rinite”.
Publicidade
Ainda de acordo com o infectologista, sintomas gripais, como a tosse, perduram normalmente por até 15 dias. Se o problema continuar por mais de 20 dias, é necessário procurar ajuda médica. “Até duas semanas é normal ter tosse, acima disso tem que consultar para investigar”, alertou ele, em entrevista para a Rádio Gazeta FM 107,9.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.