Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Nova temporada

Stock Car 2016 começa no domingo em Pinhais e tem novidades

A Stock Car abrirá a 38ª temporada de sua história no próximo domingo, 6, com a Corrida de Duplas no Autódromo Internacional de Curitiba, que fica em Pinhais, cidada vizinha à capital do Paraná. A principal categoria de carros de turismo do Brasil tem algumas novidades em seu regulamento desportivo, que foram anunciadas na segunda-feira, 29, via Periscope, pelo diretor geral da Vicar – empresa organizadora do evento -, Maurício Slaviero.

A principal de todas as alterações estará no pit stop, que deixa de ser obrigatório nas corridas. Nas etapas de rodada dupla, a duração das provas continua a mesma: 45 minutos mais uma volta na primeira e 30 minutos mais uma volta na segunda. Já o seu número de voltas será determinado pelo regulamento particular de cada etapa.

Nas rodadas duplas, o pit stop deixa de ser obrigatório, mas segue permitido. Na primeira corrida do final de semana, o piloto poderá parar nos boxes para reabastecimento ou troca de pneus somente até os 35 minutos. E durante as paradas, primeiro deverá ser feito o reabastecimento e depois a troca de pneus, caso o piloto opte pelas duas operações.

Publicidade

“Isso vai provocar uma variável muito grande nas estratégias por parte dos pilotos. Na primeira corrida, que é a maior, vai vencer o piloto mais rápido. Aí quem trabalhar melhor a estratégia pode se dar melhor na segunda prova. Com isso teremos um campeonato muito mais dinâmico”, projetou Slaviero.

A pontuação para as corridas das rodadas duplas também mudou. A primeira prova da etapa vai valer mais pontos do que em 2015. O vencedor ganhará 30 pontos, o segundo, 25, o terceiro 22; e o quarto, 20. Do quinto, que fatura 19, ao 17º colocado, o valor é decrescente de um em um ponto. O 18º colocado somará cinco pontos; o 19º, três; e o 20º, um. Na segunda prova, apenas os 14 primeiros pontuarão: 15 para o vencedor, 13 para o segundo colocado e 12 para o terceiro. Do quarto (11) ao 14º (um), a pontuação é decrescente de um em um.

Na Corrida do Milhão, marcada para 11 de setembro em Interlagos, São Paulo, o modelo é o mesmo da primeira etapa das rodadas duplas e na final do campeonato, também no circuito paulistano, em 11 de dezembro, esta mesma pontuação será dobrada. “A ideia com a mudança na pontuação é privilegiar o desempenho na primeira corrida, que é maior e a ordem do grid segue a do treino de classificação para a largada. Nela já será possível ver e analisar os eventuais candidatos à vitória na segunda corrida de cada fim de semana, com base nas estratégias adotadas e no desenvolvimento de cada corrida”, explicou o diretor da Vicar.

Publicidade

Corrida dos convidados

Palco da abertura da temporada neste final de semana, Pinhais recebe a Corrida de Duplas, em que os pilotos titulares trazem pilotos convidados para dividir a condução de seus carros em uma prova com 65 minutos de duração mais uma volta. Para esta etapa, a pontuação também é diferenciada, pois apenas os seis primeiros pontuarão. O vencedor levará seis pontos; o segundo, cinco; o terceiro, quatro; o quarto, três; o quinto, dois; e o sexto, um.

“A Corrida de Duplas tem um grande caráter promocional de trazer grandes nomes internacionais para conhecer a categoria e isso gera bastante curiosidade de um público que não acompanha sempre a Stock Car”, destacou Slaviero. Três das 12 etapas da Stock Car 2016 serão no Rio Grande do Sul: Nova Santa Rita em 10 de abril, Santa Cruz do Sul em 5 de junho e Viamão em 26 do mesmo mês.

Publicidade

Confira o calendário 2016 da Stock Car:

1ª etapa – 6 de março – Pinhais (PR) / Corrida de Duplas

2ª etapa – 10 de abril – Nova Santa Rita (RS)

Publicidade

3ª etapa – 22 de maio – Goiânia (GO)

4ª etapa – 5 de junho – Santa Cruz do Sul (RS)

5ª etapa – 26 de junho – Viamão (RS)

Publicidade

6ª etapa – 17 de julho – Cascavel (PR)

7ª etapa – 11 de setembro – São Paulo (SP) / Corrida do Milhão

8ª etapa – 25 de setembro – Londrina (PR)

9ª etapa – 16 de outubro – Goiânia (GO)

10ª etapa – 30 de outubro – Brasília (DF) ou circuito alternativo

11ª etapa – 20 de novembro – Curvelo (MG)

12ª etapa – 11 de dezembro – São Paulo (SP)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.