Stifa pede retomada dos encaminhamentos médicos por meio da entidade

Uma das entidades de classe mais representativas do Vale do Rio Pardo, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) e a Secretaria Municipal de Saúde deram início esta semana a tratativas para retomada dos encaminhamentos médicos por meio da entidade.

Até fins de 2019, o Stifa e outros sindicatos do município ofereciam, por meio de um convênio firmado na década de 1970, consultas médicas aos associados. O serviço foi interrompido quando a Prefeitura, por recomendação do Ministério Público, suspendeu os repasses mensais que fazia às entidades e retirou o acesso delas ao sistema do SUS. O entendimento foi de que isso configurava um privilégio aos associados em relação aos demais usuários do SUS – em muitos casos a consulta ocorria no mesmo dia em que era solicitada e o paciente já saía com uma requisição de exame, procedimento ou dispensação de medicamentos, enquanto nos postos de saúde a espera por atendimento chegava a cerca de duas semanas.

LEIA TAMBÉM: Pacientes reclamam de demora no atendimento na UPA

Publicidade

Segundo o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, que se reuniu com a secretária de Saúde Daniela Dumke, o antigo modelo não poderá ser retomado e a ideia é buscar alternativas para oferecer o serviço “à luz da legalidade”. “Estamos otimistas com essa conversa inicial e com a receptividade do Município em dialogar com o sindicato”, disse.

A direção da entidade alegou que aguardará agora um novo contato com o Executivo para avançar nas negociações.
Além do Stifa, foram atingidos pela decisão de 2019 do governo municipal o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e o Sindicato dos Metalúrgicos.

LEIA TAMBÉM: Plataforma disponibiliza atendimento médico, psicológico e psiquiátrico

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.