ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Sthephane: de musicista iniciante a maestrina

Aos 22 anos, além de ser maestrina da Orquestra de Venâncio Aires, Sthephane canta e toca trombone, violão, baixo e teclado

Sthephane Wagner, hoje com 22 anos, gostava muito de karaokê e ganhava microfones de presente quase todo Natal quando criança. O que ela não imaginava era que transformaria o hobby em uma profissão. “Meu objetivo era entrar nesse ramo e tudo foi se encaixando.” Para seguir o sonho, começou a frequentar aulas de voz e violão gratuitas por meio de um projeto cultural da Prefeitura de Venâncio Aires em 2012.

Ela tinha 12 anos e fazia dupla com uma amiga que tocava violão enquanto ela cantava. Mas, após a desistência da companheira, decidiu seguir o rumo da música sozinha enquanto aprendia a tocar violão. A partir daquele momento, continuou tocando até ingressar no Ensino Médio. Na época, a música acabou sendo substituída por atividades cotidianas que não podiam ser deixadas de lado.
Alguns anos depois, no dia 29 de outubro de 2022, ela coordenaria o primeiro ensaio da Orquestra de Venâncio Aires no posto de maestrina.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Irmãs Lazzari: o sucesso na jornada do empreendedorismo

Publicidade

O ingresso na Orquestra

Apesar da distância temporária, a música veio ao encontro de Sthephane novamente. Em 2013, conheceu o namorado, Marcos Desbessell, que toca bateria na Orquestra de Venâncio Aires. Foi o começo da história dela com a Orquestra. Em 2014, passou a frequentar os ensaios do grupo e acabou se tornando uma das integrantes. No início, Sthephane ajudava a montar as estantes de partitura para os shows, carregava equipamentos, tirava fotos e auxiliava na maquiagem e cabelos. No ano seguinte, por incentivo de Daniel Böhm, regente na época, começou a tocar trombone.

Aos poucos, a artista participava dos shows e dos grandes espetáculos. Ela lembra com muito carinho de um tributo a Elvis Presley, em 2018. Em um dia qualquer, enviou um áudio cantando para um dos integrantes da Orquestra e foi chamada por Daniel para cantar uma música no show. “Eu adorei a ideia, porque cantar, para mim, sempre foi um máximo. Quando você está na frente e canta uma música que pode ter anos de existência, é uma responsabilidade enorme”, destaca. Essa foi a estreia de Sthephane, que depois também participou de tributos ao Queen e Roxette.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Chef Cátia Leal: uma receita de sucesso

Publicidade

Enquanto integrava a Orquestra, mantinha trabalhos paralelos em empresas do município e cursava licenciatura em Música, concluída em 2022. Ainda neste ano, foi convidada por Daniel para assumir a Orquestra de Venâncio Aires. “Ele fez a proposta em outubro e disse que ia me dar todo o suporte de que eu precisava”, conta. Sthephane lembra emocionada do momento da decisão. “Eles falavam sobre ser muito legal uma mulher reger a Orquestra. Eu estava chorando e a galera incentivando, foi muito especial”, recorda.

Aos 22 anos, além de ser maestrina da Orquestra de Venâncio Aires, Sthephane canta e toca trombone, violão, baixo e teclado. Ela atua como professora de música para educação infantil e em outros ambientes no município, como a Casa da Amizade. Além disso, é vocalista da banda de rock Riffnaria e toca baixo em um projeto cover da banda de heavy metal Black Sabbath. A musicista diz estar no melhor momento como profissional. “Eu estava em um emprego em que ganhava muito bem, mas não era isso o que eu queria. Acabei entendendo que não queria ser rica com a música, queria fazer algo de que eu gosto. E hoje sou muito feliz”, diz Sthephane.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Quem é Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do novo governo Lula

Publicidade

Saiba mais

A Orquestra de Venâncio Aires foi fundada em 22 de novembro de 2009. O primeiro regente foi Adrio Schwinger, seguido por Daniel Böhm. O grupo tem como objetivo elevar a cultura do Brasil por meio de um repertório variado. Acompanhe nas redes sociais:

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta