A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Para ela, “a criminalização sem restrição atinge o núcleo dos direitos das mulheres à liberdade, à autodeterminação, à intimidade, à liberdade reprodutiva e à dignidade”.
LEIA TAMBÉM: Aborto: presidente do STF libera para julgamento ação
“Não há como falar do valor da vida sem igualmente considerar os direitos das mulheres e sua dignidade em estatura de direitos fundamentais e humanos”, manifestou-se. O ministro Luís Roberto Barroso pediu destaque e interrompeu a votação. Com isso, o julgamento será transferido para o plenário físico. O julgamento deve ir até o próximo dia 29. Os ministros analisam uma ação movida pelo PSOL. A legislação permite o aborto em apenas três situações – violência sexual, risco de morte para a gestante e feto com anencefalia.
Publicidade
A mudança no ambiente decisório não afeta o voto de Rosa Weber. Ela é a relatora da ação. A ministra pautou o processo para garantir que pudesse deixar o voto registrado antes de sua aposentadoria. Ela se despedirá do posto no final deste mês, quando completa 75 anos. Barroso vai sucedê-la na direção do tribunal.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.