Santa Cruz do Sul

Startups instaladas em Santa Cruz são premiadas

Duas empresas que estão instaladas no Gauten, o parque de inovação de tecnologia de Santa Cruz do Sul, foram premiadas recentemente em eventos nacionais e internacionais. A Limbx e a Protege Química receberam reconhecimento ao participar do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA) e do Programa Inovativa Brasil, respectivamente. A trajetória da Limbx, comandada por Natã Vargas, no GSEA começou em Porto Alegre, passou por São Paulo e chegou à Cidade do México para a disputa da etapa da América Latina e Caribe. Por ter alcançado o segundo lugar, a empresa habilitou-se para a etapa mundial, realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Vargas conseguiu a classificação para a final e conquistou o terceiro lugar, uma história que foi retratada no reality show Start It Up.

“Foi a melhor experiência da minha vida, ainda está difícil acreditar que o negócio que comecei há um ano agora é conhecido mundiamente”, comemora Vargas. Ele afirma que participar de um reality show global e conhecer inúmeros empreendedores de sucesso foram oportunidades únicas. “O processo todo foi fantástico e realmente me motivou e me inspirou a continuar.”

LEIA TAMBÉM: Feira de Agroindústria e Agricultura Familiar deixa público visitante satisfeito

Publicidade

Já a Protege Química, criada por Júlia Giovanaz e Francieli Carraro, já havia ganhado destaque no Rio Grande do Sul ao desenvolver um creme de proteção contra a doença da folha verde do tabaco. Elas participaram do Inovativa Brasil, o maior programa de aceleração de startups da América Latina, e ganharam o prêmio Destaque na categoria Agricultura e Agronegócios. Ao todo, foram 1.490 inscrições e 250 empresas selecionadas. A etapa final ocorreu em São Paulo, com três dias de palestras, mentorias e apresentações.

Creme produzido pela Protege Química auxilia os fumicultores na colheita do tabaco | Foto: Bruno Pedry

“Foi uma longa trajetória, de muito trabalho, adequações, alguns puxões de orelha, muitos incentivos e, sobretudo, muita colaboração”, afirma Júlia. Elas ressaltaram o desafio extra de ter que conduzir esse trabalho durante a catástrofe climática que atingiu o Estado. “Estamos muito contentes com o resultado até agora e ansiosas pelos próximos passos”, completa Francieli.

Elas ainda agradeceram a Natã Vargas por ter apresentado o evento e auxiliado na montagem das apresentações. “O trabalho conjunto foi primordial e fez toda a diferença.”

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.