Categories: Geral

Souza Cruz certifica 100% da produção dos tabacos Dark e Maryland

Pelo segundo ano consecutivo, a Souza Cruz conquistou a certificação da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) no Tabaco, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Depois de certificar, de forma pioneira, em 2016, 357 toneladas dos tabacos Virgínia e Burley, produzidos por 50 produtores integrados à empresa na Região Sul do Brasil, este ano a empresa comemora a ampliação da certificação: mais 260 produtores aderiram ao programa, certificando 100% da produção dos tipos de tabacos Dark e Maryland.

“Esta certificação garante uma produção de tabaco segura e sustentável, com responsabilidade social e ambiental e com garantia de rastreabilidade do produto”, frisa o gerente Nacional de Produção Agrícola, Helio Moura.

A certificação da Safra 2016/2017 engloba uma produção de 1,4 mil toneladas, fruto da adesão voluntária de 310 produtores integrados de 31 municípios dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Toda a produção é comercializada na Unidade de Blumenau, garantindo o acompanhamento, desde a produção até o processamento, com a devida segregação e rastreabilidade dessa produção específica.

Publicidade

Conforme Moura, o Certificado de Conformidade garante o atendimento dos requisitos do Sistema de Produção Integrada – PI Tabaco. “Isso significa que a produção de tabaco dos produtores que aderiram ao Programa foi auditada no campo e na Unidade de Blumenau e estão em conformidade com as Normas Técnicas Específicas (NTEs) exigidas, podendo, portanto, receberem o selo de garantia”, assegura.

A certificação é uma garantia que a produção de tabaco está amparada em normativas técnicas específicas, que atende as exigências atuais dos mercados e que demonstra uma evolução de procedimentos e controles com respeito ao meio ambiente e a segurança dos trabalhadores. Além disso, fica comprovada a origem e os métodos empregados na geração do produto, por meio de registros formais e auditáveis, que atendem princípios de sustentabilidade contemplando as esferas social, ambiental e econômica.

Municípios com produtores certificados:

Publicidade

Santa Catarina: Bandeirante, Braço do Norte, Canoinhas, Imbuia, Iraceminha, Orleans, Paraíso, Romelândia, São Miguel D’Oeste, Treze de Maio e Urussanga.

Rio Grande do Sul: Canguçu, Gramado Xavier, Jari, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Toropi e Vera Cruz.

Paraná: Ipiranga, Irati, Ivaí, Laranjeiras do Sul, Matelândia, Medianeira, Piên, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Virmond.

Publicidade

O programa

A Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil é um programa oficial do Governo Brasileiro, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O setor do tabaco aderiu ao programa por intermédio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e criou a Produção Integrada do Tabaco – PI Tabaco.

Além do MAPA e do Inmetro, o programa conta com a coordenação do Comitê Técnico da Produção Integrada de Tabaco, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), e de uma Certificadora que audita pelo Inmetro todas as etapas pelo qual o tabaco passa.

Publicidade

Sobre a Souza Cruz

Sediada no Rio de Janeiro, a Souza Cruz é uma das mais relevantes empresas do Brasil e da América Latina. Líder de mercado, atua desde o plantio do tabaco até a distribuição de cigarros, há mais de 110 anos. É considerada uma força no varejo nacional e na exportação de tabaco, sendo a maior exportadora do setor no país.

Sua cadeia produtiva mantém 6,5 mil colaboradores diretos, cerca de 200 mil empregos indiretos e 27 mil produtores rurais integrados de tabaco, que geram solução de renda para milhares de famílias no campo. Seus produtos chegam a 265 mil varejistas, em cerca de 5.500 municípios, o que constitui a mais complexa e abrangente operação de distribuição da British American Tobacco (BAT), controladora da empresa.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.