Com suas altas temperaturas, o verão pede alimentos refrescantes e o sorvete continua um dos favoritos para adultos e crianças. A estação mais quente provoca o aumento das vendas do produto e também oferece opções diferenciadas e novos sabores para agradar ainda mais ao público.
A Gazeta do Sul visitou algumas sorveterias para conferir quais são as principais novidades e os mais pedidos em cada estabelecimento. Os comerciantes relatam bom movimento, especialmente aos fins de semana. A procura costuma aumentar em Santa Cruz a partir do mês de setembro, quando as temperaturas ficam mais elevadas.
Com a pandemia, os locais sofreram algumas mudanças no atendimento, com novas medidas de higiene e distanciamento, usando apenas metade da capacidade de ocupação. Também investiram em novas opções, como o pague e leve ou delivery. O período de férias atípico, com menos viagens para o Litoral, está sendo de boas vendas para o setor.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz: terra da cuca, do chopp e do sorvete
Os sorvetes de cheesecake e a torta de limão
Na Cremolatto Sorvetes a variedade de sabores chama a atenção. Conforme o proprietário, Gilnei Turra, o sorvete mais vendido, disparado, é o de leite ninho trufado, que chega a sair três ou quatro vezes mais do que os outros sabores. Chamam a atenção também sabores como torta de limão, cheesecake e cookies. “O de café, as pessoas esperam que seja um sabor forte ou amargo, mas esse parece um capuccino gelado, bem mais suave. Quando alguém quer experimentar um novo sabor, sempre oferecemos esse e dificilmente a pessoa não leva o pote”, conta.
No estabelecimento, as opções variam, desde o bufê aos sorvetes de pote, sundaes, açaí, paletas e uma grande variedade de picolés. Uma das novidades são os picolés de polpa de frutas sem lactose e o sorvete light, sem açúcar e sem gorduras, que são opções para quem possui restrições alimentares. No local também é possível adquirir e provar milk-shakes, affogato – que é o café com sorvete e chantilly – e os copos e barcas de açaí, além da tradicional banana split. A loja fica na Avenida Senador Alberto Pasqualini e possui filiais no Bairro Arroio Grande e em Vera Cruz.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Sobremesa: a combinação de sorvete com calda de cabernet
Cascão com novos sabores a cada semana
Um dos pontos mais tradicionais do Centro de Santa Cruz do Sul, o Quiosque da Praça é famoso pelo sorvete de máquina. No local, as opções variam entre cascão, casquinha, copinho ou milkshake. Conforme as atendentes Iara Maribel Pereira dos Santos e Jussara de Fátima Rehbein, no dia de maior movimento, que é o sábado, a equipe atende em média entre 200 e 300 clientes.
As máquinas de sorvete possuem dois sabores fixos que são chocolate e creme ou morango e nata, e uma terceira opção que muda a cada semana. Entre os novos sabores que são oferecidos neste rodízio semanal estão abacate e banana, capuccino e banana, leite condensado e coco queimado e abacaxi e frutas vermelhas, além de outras combinações que incluem sorvetes de maracujá, kiwi, maçã verde e uva. O estabelecimento fica junto à Praça Getúlio Vargas, na Rua Marechal Floriano.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Castelinho deixa legado de 39 anos de muitas histórias
Já são 40 anos de tradição e novidades
A Gut Sorvetes, com fábrica em Candelária, oferece opções para o Vale do Rio Pardo há 40 anos e está presente em mais de 600 pontos de venda na região. “Hoje a Gut tem como destaque o creme de açaí com creme ninho, que está sendo um sucesso, e o lançamento no pote de 2 litros Paraíso, uma mistura dos sabores morango, leite condensado e uva”, conta o proprietário Gian Lisboa. A cada verão a fábrica produz cerca de 300 mil litros de sorvete e quase meio milhão de picolés.
O portfólio da empresa conta com 11 sabores na linha de 2 litros, incluindo os de triplo chocolate e piña colada; oito sabores na linha de 1 litro – com destaque para o campeão de vendas, de ninho trufado – e os lançamentos inspirados em sobremesas, como brownies, petit gateu e torta alemã. A linha Premium da marca também oferece o sabor pavê argentino. Outras opções da Gut são a linha de gelatos italianos, mais de 30 sabores de picolé e a linha Momentto Zero, que não tem açúcar, glúten, gordura e lactose, ideal para quem possui alergias alimentares ou intolerâncias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Três receitas geladas para curtir o calor neste fim de semana
Shake Mix é feito na hora com vários sabores
O carro-chefe da franquia santa-cruzense da rede Chiquinho Sorvetes é o Shake Mix. A opção com vários sabores mistura sorvete e outras delícias em uma combinação única. O mais pedido é o de leite ninho com nutella em uma base de sorvete de baunilha, seguido pelo de doce de leite com biscoito Negresco, conforme a gerente da filial, Maria Lima dos Santos. Outra novidade da estação é o milk-shake de limão, que tem tido boa aceitação pela clientela.
A sorveteria oferece novidades a cada campanha. A atual é uma “batalha” entre quatro novos sabores, sendo que os dois mais vendidos entrarão no cardápio fixo da loja. As opções são morango com leite ninho, frutas vermelhas com crocante, banana com nutella e o milk-shake de morango com crocante e nutella. Outro produto que é vendido no local e faz sucesso é o açaí, disponível em formato copo, milk-shake e no cone. A empresa fica na Rua Marechal Floriano.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Aprenda a fazer uma taça de brigadeiro nutella e sorvete