Categories: Geral

Sonho de voar

Coluna publicada em 21 de novembro de 2011

O desejo de voar foi um desafio para os jovens no início do século 20. Durante um baile na Sociedade Ginástica, no início da década de 30, Ottmar Reichert apresentou a alguns amigos a ideia de construir um planador em Santa Cruz do Sul.

Os detalhes dessa aventura, que deu origem ao nosso aeroclube, podem ser conferidos no site Sonho de Voar, criado por Cairu Alexandrino, que é neto de Reichert. Com base em fotos de revistas e gravuras, ele e Willy Stahl, João Carlos Kolberg, Hugo Reichert, Rodolfo Stahl e Lauro Holtz construíram o seu primeiro planador, o SC1.

Publicidade

Usando peças de madeira e outras retiradas de carros velhos, o aeroplano artesanal ficou pronto em 1934. Levado para o campo de aviação, que na época situava-se na região do atual Distrito Industrial, realizaram todos os esforços para colocá-lo no ar. As primeiras tentativas foram com cabos de borracha, em uma espécie de estilingue gigante.

No domingo de Páscoa daquele ano, com ajuda de um Ford V8, o planador saiu do solo pela primeira vez, carregando Ottmar a uma altura de cinco metros. A descida foi brusca e o equipamento ficou danificado, mas o piloto saiu ileso. Restaurado, na segunda tentativa chegou à altura de 30 metros e fez um trajeto de 200 metros. A partir daí, a experiência se repetiu, mas o problema continuava sendo as aterrissagens.

Sem desanimar, Reichert escreveu carta ao cônsul da Alemanha em Porto Alegre, pedindo subsídios. A resposta veio assinada pelo comandante da Varig, Carl Ruhl, que aconselhou a suspensão temporária dos voos para evitar acidentes.

Publicidade

Dois meses depois, Ruhl veio à cidade e levou Reichert para um estágio na Varig. Lá, ele obteve os ensinamentos, uma planta e o material para construir um novo planador. O SC2 passou a voar em 1938.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.