Saúde e Bem-estar

Somente um município da região atingiu a meta de vacinação contra a pólio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite terminou no último sábado, 22. A ação havia sido prorrogada devido à baixa adesão. Até segunda-feira, no Vale do Rio Pardo, Mato Leitão havia sido o único município que atingiu 95% da cobertura vacinal contra a pólio. Foram aplicadas 200 doses, sendo 105,26% do público-alvo.

LEIA MAIS: Último dia de vacinação contra a pólio mobiliza pais em Santa Cruz

Conforme a especialista em saúde responsável pelo setor de imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Andréa Henes Wiesioek, esta situação ocorre quando o número de vacinados ultrapassa a estimativa populacional preconizada pelo Ministério da Saúde. “Acontece quando são vacinados moradores de outro município ou a estimativa populacional não está de acordo com sua real população de crianças”, explica.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Alunos da rede pública começam a receber vacinas contra o HPV

Em Santa Cruz do Sul, 5.288 doses da vacina contra a pólio foram aplicadas, ou seja, 89,41% do público-alvo. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, diz estar satisfeita com o resultado alcançado até agora. “Por conta disso, vamos continuar mobilizando os pais para que levem seus filhos para receberem a dose contra a poliomielite, não só para atingirmos o percentual, mas porque é necessária para a saúde de nossas crianças. Nossos postos estão de portas abertas para atender a população.”

Os 13 municípios da região que fazem parte da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde aplicaram 13.274 doses, atingindo porcentagem de 83,27%. Os dados são da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Conforme informações divulgadas na segunda-feira pelo governo gaúcho, mais de 420 mil crianças com idades entre 1 e 4 anos foram vacinadas contra a pólio, resultando em 75,9% da população estimada. A meta de cobertura de ao menos 95% do público foi alcançada em 321 cidades. Os dados oficiais da vacinação contra a pólio serão conhecidos nos próximos dias, após o fechamento do sistema de registro do Ministério da Saúde, que ainda está aberto para digitação das doses aplicadas.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.