Somente 19% declararam o Imposto de Renda até agora em Santa Cruz

A Receita Federal divulgou que, faltando pouco mais de um mês para o término do prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda (IR), menos de 25% dos contribuintes do Vale do Rio Pardo cumpriram com sua obrigação. No município de Santa Cruz do Sul, esse percentual é ainda mais baixo: somente 19% das declarações esperadas foram transmitidas. 

A estimativa é de que 34.821 declarações sejam transmitidas até o final do período de envio. Até quinta-feira, 5.696 contribuintes haviam realizado o processo. O prazo para enviar o documento é 29 de abril de 2022. De acordo com as regras, a declaração do IR deve ser preenchida por pessoas que receberam rendimentos tributáveis em valor igual ou acima de R$ 28.559,70 em 2021. 

LEIA MAIS: Imposto de Renda: 5,8 milhões de declarações foram entregues até essa segunda

Publicidade

Estudantes da Unisc ajudam a tirar dúvidas

Os alunos do curso de Ciências Contábeis que atuam no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) estão realizando atendimento presencial, mediante agendamento, para ajudar a comunidade a preencher sua declaração. O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e outras instituições de ensino superior. O objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas.

Os plantões tira-dúvidas ocorrerão nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril, das 14 às 17 horas, na Unisc. Para agendamentos, é necessário entrar em contato pelo telefone (51) 3717 7363 ou pelo e-mail jenifer4@unisc.br. 
Além disso, a Unisc organiza encontros para tirar dúvidas sobre IR em Sobradinho (2 de abril, das 9 às 12 horas) e em Montenegro (26 de março, das 9 às 12 horas).

LEIA MAIS: Declaração do Imposto de Renda: saiba se você precisa fazer neste ano

Publicidade

Facilidade no preenchimento

Desde 14 de março, a Receita Federal disponibilizou a versão pré-preenchida declaração. As informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.
A facilidade está disponível, em todas as plataformas digitais do IR, para pessoas que têm certificado digital e conta nível ouro ou prata na plataforma gov.br. Com a funcionalidade, o contribuinte tem menos chance de errar o preenchimento e cair na malha fina.

A novidade, agora, é que a declaração pré-preenchida pode ser feita também pelo Programa Gerador de Declaração (PGD) com a conta nível ouro ou prata no gov.br – o que antes era permitido apenas com certificado digital. São duas as formas de realizar a declaração: por meio do PGD ou a partir do ambiente “Meu Imposto de Renda”, acessível pelo portal da Receita Federal, pelo e-CAC e pelo aplicativo disponível na App Store e Google Play. 

LEIA MAIS: Receita Federal espera quase 35 mil declarações em Santa Cruz

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.