Cozinha bagunçada é o terror de qualquer cozinheiro – mesmo entre os que colocam a mão na massa de forma mais esporádica. Ainda assim, é mais comum do que imaginamos encontrar essa área da casa sem nenhuma organização, com potes e panelas perdidos e alimentos todos misturados no armário. Para dar fim à desordem, é preciso investir pesado em uma primeira arrumação, que depois só precisará ser mantida. Se esse pontapé inicial te assusta, o primeiro passo é respirar fundo!
LEIA TAMBÉM: Elas indicam: dicas de organização
O ambiente dos sonhos já começa na idealização do espaço – e nada melhor, neste caso, do que traçar as linhas de cada cantinho da sua cozinha. “Os móveis planejados vão garantir a otimização de todos os espaços e, o mais importante, vão variar de acordo com as necessidades de cada cliente”, comenta a gerente comercial da D’Home Italínea, Aline Barbosa dos Santos. A personalização é um ponto-chave: “Praticidade e funcionalidade são aliados com beleza, elegância e soluções inteligentes de organização, fazendo deste cômodo um ponto de destaque na casa.” Uma cozinha nova é uma tela em branco para soltar a criatividade!
Publicidade
1º passo – Planejamento
Pense na cozinha dos seus sonhos e planeje. Do móvel aos potes de mantimentos, cestos, aramados, acrílicos. É importante planejar ou estudar o espaço, para aproveitá-lo da melhor forma possível. Neste passo, a cozinha planejada soluciona vários detalhes. Depois, anote tudo de que vai precisar quando se fala em acessórios para a organização e vá às compras.
2º passo – Limpeza
Com os produtos novos à mão, não tem como escapar: é hora de tirar todas as coisas dos armários. Use uma mesa ou bancada para acomodar todos os itens. Se o móvel a ser organizado for novo, está pronto para o próximo passo. Do contrário, use um pano úmido com água e detergente neutro, álcool ou sua mistura de preferência para limpar bem cada cantinho do móvel.
LEIA MAIS: Elas indicam: dicas caseiras que facilitam a vida
Publicidade
3º passo – Categorização
Com os itens visíveis, separe os alimentos, potes, panelas e utensílios em categorias. Revise o planejamento do lugar em que cada setor vai ficar e junte o que forma cada categoria, de maneira ampla, como separar limpeza de alimentos, e específica, unindo enlatados, lanches, temperos, etc. Lembre-se de que os espaços precisam fazer sentido na sua rotina: coloque em áreas mais acessíveis as coisas que utiliza com mais frequência, e assim por diante.
4º passo – Armazenamento
Hora de colocar os produtos novos para jogo. Os potes de mantimentos vão receber cada alimento, os cestos de organização vão acomodar os respectivos itens etc. Abuse das etiquetas, que vão ajudar a manter as categorias organizadas no futuro. Uma dica importante para alimentos: recorte dos pacotes originais as datas de validade e cole embaixo de cada recipiente.
5º passo – Organização
Uma das partes mais satisfatórias é preencher os armários e as gavetas novamente, desta vez organizadinhos. Use o planejamento inicial e distribua os potes, cestos e divisores, lembrando que nunca é tarde para melhorar algum aspecto que você identifique não estar tão funcional assim. Ao final, dê uma olhada geral e admire sua organização!
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Planejamento e organização são fundamentais para acabar com as dívidas
Dica de série: The Home Edit
Os apaixonados por organização vão amar a série The Home Edit. A produção acompanha a empresa de Clea Shearer e Joanna Teplin, organizadoras profissionais. Entre os clientes, estão anônimos e famosos. A série já tem duas temporadas, disponíveis na Netflix.
Dicas práticas e inspiração
Despensa
Na área onde vai organizar os alimentos, a aposta é deixar prático, funcional e bonito. Pense no estilo visual que você quer: rústico, com contraste, clean, industrial etc. Com isso em mente, prepare o espaço.
Publicidade
MANTIMENTOS
Potes de mantimentos transparentes são boas pedidas para deixar o produto bem à vista, evitando esquecimento. Muitos são empilháveis, o que facilita ainda mais.
CESTOS
Publicidade
No caso dos itens que não podem ou você prefere não retirar da embalagem original, os cestos de organização são ideais, pois mantêm os produtos em categorias.
Geladeira
Na organização da geladeira, é ideal manter os itens visíveis, para evitar desperdícios. Prefira cestos e organizadores de acrílico transparente, que vão ser mais duráveis, fáceis de limpar e ainda deixarão a área bonita.
LEIA TAMBÉM: Compotas são alternativa para conservar frutas e legumes
SUAS NECESSIDADES
Aposte em produtos que atendam às suas necessidades específicas, como o organizador de latas, caso você tenha muitas delas. Vale para bebidas, ovos, frutas e demais produtos.
ALIMENTOS FRESCOS
Os acrílicos com redes de drenagem são ideais para guardar frutas e verduras. Junto com os respiradores, que normalmente ficam nas tampas, deixam os alimentos frescos por mais tempo.
Armários
Potes, pratos e panelas podem ficar bagunçados bem rápido, então planeje a distribuição no armário. Separadores são ideais para formas e tábuas, enquanto as prateleiras de aramado ajudam a ter espaço extra.
ESPAÇO BEM USADO
Dá para usar gavetinhas extras, pendurar as xícaras, organizar as taças e muito mais. Os aramados são ideais para aproveitar todo o espaço disponível na cozinha, além de deixar funcional.
TALHERES
Organizadores de acrílico podem servir muito bem para as gavetas. Os tamanhos diferentes ajudam: encaixam-se tanto no formato da gaveta quanto se ajustam aos itens que você quer guardar ali.
LEIA TAMBÉM
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!