Santa Cruz do Sul

Solidariedade e fé marcam o recebimento de donativos em Santa Cruz

Equipes que atuam para ajudar os atingidos pelas enchentes ganharam um reforço vindo de Minas Gerais, na tarde dessa segunda-feira, 13. O grupo Formiguinhas Solidárias, junto das Prendas Caetanas e da Associação de Proteção à Vida (Aprovi), recebeu dois caminhões com suprimentos que foram entregues no CTG Rincão da Alegria, no Bairro Ana Nery. O local está servindo como um centro de distribuição desde o dia 3 de maio. 

A primeira parada dos caminhões em Santa Cruz do Sul foi na Escola Estadual Willy Carlos Fröhlich – o Polivalente –, de onde foram conduzidos por cavalarianos até o CTG. A chegada ao destino final foi marcada por emoção e também por um momento de fé. Além dos donativos, os responsáveis pela carga trouxeram uma imagem de Santa Rita. Em troca, eles receberam uma imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. 

LEIA TAMBÉM: Helena Hermany defende conceito de “cidade-esponja” como opção para Santa Cruz

Publicidade

A entrega foi feita por irmãs do Santuário de Schoenstatt. Com o ato, os municípios se tornaram “cidades irmãs”. Em um relato emocionante, o coordenador da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí (MG), Giácomo Costanti, disse que o sentimento era de felicidade e alívio pela entrega das doações. “Foi um desafio muito grande, muita apreensão na estrada. Mas chegamos. Para nós foi uma grande vitória”, disse. 

De acordo com Giácomo, a campanha foi lançada no dia 5 e finalizada na última sexta-feira. As doações foram destinadas a Santa Cruz após ele entrar em contato com o coronel Claiton Marmitt, da Defesa Civil Estadual, que indicou o município para a ação. A entrega também contou com a ajuda de uma santa-cruzense identificada como Raquel, que agora mora em Santa Rita, a qual recebeu elogios de Giácomo e de representantes dos grupos solidários envolvidos na ação. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: família reencontra cadela que havia desaparecido na enchente em Santa Cruz

Publicidade

Durante cinco dias, a campanha arrecadou 60 toneladas de mantimentos, como água, leite, produtos de limpeza e higiene pessoal e cestas básicas. Segundo informações das Formiguinhas Solidárias, as doações serão repassadas para municípios da região, como Rio Pardo, Agudo e Vale do Sol.

A presidente das Formiguinhas, Zoraia Pereira, ressaltou que o momento é de solidariedade e esperança aos moradores que ainda precisam de ajuda. Ela disse que diversas famílias foram até o Rincão da Alegria em busca de doações e na próxima semana outros grupos irão até o local. Zoraia adiantou que no próximo sábado a Escola Municipal Guido Herberts, no Bairro Várzea, receberá uma ação solidária, onde também serão repassadas doações para outras famílias que necessitarem.

Giácomo recebeu a imagem de Maria de uma das irmãs do Santuário de Schoenstatt | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Iniciativa vai garantir segunda via de documentos a vítimas da enchente

Publicidade

Diocese recebe 14 toneladas de produtos de Diamantino

Uma campanha promovida pela Diocese de Diamantino, no Mato Grosso, arrecadou 14 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A carga com os produtos partiu no dia 7 com destino à Diocese de Santa Cruz do Sul e chegou no começo dessa segunda-feira, 13, no Seminário São João Batista.

O bispo diocesano, dom Aloísio Alberto Dilli, esteve no local para agradecer pessoalmente ao motorista, que percorreu longos dias de estrada para chegar ao destino. As doações fazem parte de uma iniciativa da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, de Tapurah (MT). O padre Fábio Eustáquio ressaltou a importância da mobilização neste momento. “Precisamos nos unir para ajudar estas pessoas. Se cada um puder doar um pouquinho, nós vamos ajudar a amenizar a dor de muitas famílias necessitadas.”

Bispo dom Aloísio Dilli foi agradecer

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.