Polícia

Soldados da Brigada Militar querem 32% de reajuste salarial

Em assembleia geral realizada na noite dessa terça-feira, 15, a Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), que representa a grande massa de policiais militares no Rio Grande do Sul, decidiu que irá pleitear um reajuste salarial de 32% para a categoria. Segundo a entidade, o percentual é baseado no aumento que o próprio governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou para ele mesmo, em janeiro deste ano.

“Estamos há mais de nove anos sem um valor considerável de reposição salarial, e chegamos ao consenso com a categoria de pedir 32% de reajuste salarial, que é o dado pelo governador para ele mesmo. Nada mais justo que valorizar os servidores da segurança pública, que se doam pelas instituições e pela sociedade”, comentou o presidente da Abamf, soldado Potiguara Galvam, de 39 anos.

LEIA TAMBÉM: “O que nos consola é o apoio de todas as pessoas que conheciam Gabriel de verdade”, diz família de médico assassinado

Publicidade

No encontro realizado na sede da Abamf, em Porto Alegre, ainda foi confirmado que a entidade irá entrar com uma ação contra o governo do Estado. Isto porquê os policiais não concordam com o Projeto de Lei Complementar, aprovado no ano de 2020, que alterou a carreira de servidores da Brigada Militar. No texto, foi modificado o posto de soldado de 1ª e 2ª classes, criando três níveis de graduação de soldado: 1, 2 e 3. “Isto é uma ilegalidade, porque fere o decreto-lei 667, de 1969, que nos organiza em classes. Foi pega a primeira classe e subdividida em três níveis, o que é ilegal. Aprovamos na assembleia entrar com uma ação contra isso, e estaremos vendo meios jurídicos nos próximos dias”, explicou Galvam.

Ainda, no evento da Abamf em Porto Alegre, foram levantadas questões pertinentes a uma possível lei de promoção de praças. “Reformulamos uma ação já apresentada em 2018, a adequando para a nossa realidade atual. Somos uma das poucas polícias que ainda tem o concurso interno para ascender na carreira. O objetivo é extinguir esse concurso interno, para que tenhamos uma carreira nos moldes dos oficiais, por antiguidade e merecimento, que possamos ter uma previsibilidade de ascensão funcional. Vamos buscar junto à Assembleia Legislativa essa aprovação”, salientou o presidente.

LEIA TAMBÉM: Homem natural de Pantano Grande morre em acidente no Norte do RS

Publicidade

A Abamf conta com 8 mil associados, desde soldados até coronéis. Ao todo, são 16 sedes regionais, incluindo Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.