Após mais de seis meses de obras, o Solar Almirante Alexandrino, onde funcionava o museu de Rio Pardo, será reaberto ao público neste domingo, 25, a partir das 11 horas. Para marcar a reinauguração, haverá uma cerimônia para agradecer aos órgãos que foram parceiros no restauro, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Marinha e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Indústria e Comércio, Adolfo Menezes, também haverá o descerramento de uma placa e a apresentação da banda marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza. Menezes ressalta que o prédio estará vazio, para que a comunidade possa verificar as melhorias feitas na estrutura. “Será possível apreciar o projeto arquitetônico em si”, diz.
A previsão é de que o acervo do Museu de Rio Pardo seja recolocado no Solar Almirante Alexandrino já na semana que vem.
Publicidade
Relembre
Considerada a casa mais antiga de Rio Pardo, desde janeiro, o Solar Almirante Alexandrino passou por uma série de intervenções. Primeiro, foi feito um diagnóstico das necessidades de melhoria do prédio. As obras de restauro se iniciaram efetivamente em março. Nas primeiras fases – troca do assoalho e dos barrotes –, o serviço foi executado por equipes do Comando do 5º Distrito Naval de Rio Grande. Por último, foi a Prefeitura que esteve à frente da obra, desenvolvendo a readequação de todas as portas, janelas e aberturas, a finalização da parte interna e a pintura da casa.
Publicidade
This website uses cookies.