Chamou a atenção de um leitor um sofá, em más condições de conservação, deixado na calçada da Rua Coronel Oscar Jost, ao lado de um contêiner e próximo ao Shopping Santa Cruz. O flagrante foi feito na tarde do feriado de quinta-feira, 16. Que essa não é a forma correta de descartar móveis, isso é lógico.
LEIA TAMBÉM: Calçada cede e idosa fica ferida no Santa Vitória
Mas o que fazer, então, quando há um móvel velho ou qualquer outro item volumoso que não pode ser doado? A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclareceu à coluna que, pela legislação, não é de responsabilidade da Prefeitura fazer o recolhimento e destinação final de resíduos volumosos, somente de resíduos sólidos urbanos. Isso significa que, se um móvel for largado em via pública, ele não será recolhido pela empresa responsável pela coleta de lixo.
Publicidade
Para descartar esse tipo de material, a orientação é contratar um serviço de telentulho. A Prefeitura só faz o recolhimento de móveis em situações excepcionais – quando há algum mutirão de limpeza, por exemplo.
LEIA TAMBÉM: Reciclar: o ressignificar do lixo para reduzir os impactos ambientais
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade