A Sociedade Cultural e Beneficente União (SCB União) e o multiartista Bako Lopes realizam diversas atividades até o próximo domingo em referência ao Dia Nacional do Samba, comemorado nesta sexta-feira, 2. O objetivo é valorizar esse ritmo musical tão difundido no Brasil. A abertura ocorreu na noite de ontem com o coquetel de lançamento no clube para convidados e artistas. O fechamento das atividades será no domingo, 4, em uma grande apresentação gratuita.
A programação prevê para esta sexta-feira, 2, a apresentação do projeto social da Associação Educacional Edeltraud Eggler Frantz (Aesca) na Escola Bruno Agnes, a partir das 15 horas. Neste sábado, 3, haverá, em qualquer hora e lugar da cidade, o flash mob, com realização de apresentação em um curto período de tempo por um grupo de pessoas.
LEIA TAMBÉM: Casa das Artes recebe o espetáculo “Concerto de Natal” neste sábado
Publicidade
As atividades terão seu ponto alto no domingo, com um grande encontro envolvendo famílias santa-cruzenses a partir das 11 horas, defronte da sede da SCB União, na Rua Júlio de Castilhos, 1585. Essa atividade terá mais de 30 profissionais envolvidos e quase dez horas de atrativos. Das 12 às 14 horas haverá feijoada, por R$ 10,00 mediante reserva até o meio-dia deste sábado.
A partir das 15h30 tem a exibição do filme Aquele da Paixão, seguindo com as apresentações de DJ Dru, Bako Lopes, com participações de Camila Barrios e Livia Luz. Às 17h30 haverá o show do grupo Fica à Vontade, com participações de Barreto e Schê Rodrigues. A última performance começa às 19h30, com Botequim da Confra e participações de Adryan, Marioni Wendt e Lito Marques.
O projeto foi viabilizado por meio da Lei do Patrocínio, tendo como participantes principais a Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul. A produção executiva é da presidente da SCB União, Marta Nunes, com direção artística e musical de Bako Lopes. A SCB União é um dos clubes sociais negros mais antigos do interior do Estado, há 99 anos promovendo a cultura negra e o Carnaval na cidade e região.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Curta dá visibilidade a pessoas negras em Vale do Sol
Talentos locais
Santa Cruz do Sul, ao longo da história, teve sambistas de renome, como o compositor e intérprete Alcemiro e o musicista Romário, além de diversos grupos de samba de raiz e pagode que circulam na noite nas casas de eventos, destacando-se Edinho Nascimento, Confraria das Quintas, Bako Lopes e outros. Atualmente, as rodas de samba ocorrem em toda a cidade em vários dias da semana.
O sambista Bako Lopes realizou o evento Dia Nacional do Samba nos últimos 14 anos. Desta vez, há a união de forças com a SCB União para a atividade. A data de 2 de dezembro foi escolhida como o Dia do Samba, pois foi nesse dia que o compositor Ary Barroso visitou pela primeira vez Salvador, na Bahia.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade