Santa Cruz do Sul

Sociedade Espírita A Caminho da Luz celebra 80 anos de apoio à comunidade

Fundada em 30 de abril de 1944, a Sociedade Espírita A Caminho da Luz celebra em 2024 80 anos de atuação na promoção e no estudo da doutrina espírita em Santa Cruz do Sul. A história da instituição remonta à década de 1940, quando um pequeno grupo de pessoas começou a se reunir na residência de Omar Bruno e Julieta Schilling, para discutir questões relacionadas à mediunidade. Como forma de reconhecimento, a sociedade será homenageada em reunião solene na Câmara de Vereadores, às 19h30 de segunda-feira.

O desconhecimento sobre o fenômeno gerava inquietações e transtornos. A busca por esclarecimentos levou a encontros com espíritas experientes, que ajudaram a aprofundar o entendimento da doutrina e do intercâmbio entre os planos espiritual e físico. À medida que o grupo ampliava seu conhecimento e a seriedade nas práticas mediúnicas, os membros perceberam a necessidade de formar uma sociedade, tendo como princípio fundamental o estudo da doutrina representada pelas obras de Allan Kardec.

LEIA TAMBÉM: Painel inédito permitirá monitoramento dos preços de alimentos no Estado

Publicidade

Atualmente, a Sociedade Espírita A Caminho da Luz está localizada na Rua Marechal Deodoro, 336, e continua a manter as finalidades estabelecidas em seu estatuto social: estudo e divulgação da doutrina espírita em seus aspectos científico, filosófico e religioso, e a prática da caridade moral, espiritual e material.

O local oferece diversas atividades abertas ao público, como palestras doutrinárias, atendimento fraterno e passes que se iniciam uma hora antes das palestras; os estudos regulares das obras básicas da doutrina espírita, compiladas por Allan Kardec, e ainda o grupo “Conviver para Aprender a Amar”, que é um bate-papo voltado para tratar de temas relacionados à família.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá mais uma edição dos Jogos de Integração da Saúde Mental

Publicidade

Também é realizada a evangelização da infância e da juventude, com programas que abrangem desde gestantes e bebês até jovens de 21 anos, promovendo os conceitos doutrinários; e a assistência e promoção social espírita de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, com cestas básicas e amparo psicológico e espiritual.

O local ainda dispõe da Livraria Espírita Paulo de Tarso, instalada no espaço da sociedade. É uma das únicas na região dedicada exclusivamente à divulgação da doutrina espírita, com a oferta de livros cuidadosamente selecionados conforme a fidelidade doutrinária.

Fundada em abril de 1944, a sociedade está localizada na Rua Marechal Deodoro, 336

Como participar?

A Sociedade Espírita A Caminho da Luz é aberta a todos. Os visitantes são acolhidos de maneira calorosa, e muitos buscam inicialmente as palestras para conhecer a doutrina. Para aqueles que enfrentam dificuldades pessoais, o atendimento fraterno oferece suporte e orientação. Pode incluir a fluidoterapia ou passes para ajudar a superar desafios.

Publicidade

Os estudos regulares proporcionam um espaço para aprender sobre Deus, os ensinamentos de Jesus e o papel do ser humano no mundo, de modo a promover um constante crescimento espiritual e pessoal.

Para saber

Inicialmente, a Sociedade Espírita A Caminho da Luz estava situada na Rua Tenente Coronel Brito. Os fundadores incluíam Benildo Leal Moraes (presidente), Jorge Teixeira (vice-presidente), Omar Schilling e Elisa Gil Borowski (secretários), e João Carlos Meurer e Alice Borowski Neumann (tesoureiros). 

O grupo dedicou-se ao trabalho, estudo e prática da doutrina dentro e, principalmente, fora da Casa. Procuravam aplicar os ensinamentos espírita-cristãos da conduta reta em qualquer ambiente onde se encontravam. Isto dava forças para que o trabalho continuasse, apesar das dificuldades vivenciadas em uma época na qual as religiões predominantes eram só duas: catolicismo e luteranismo.

Publicidade

Encontros:

  • Palestras públicas
    • Terça-feira – 20 horas
    • Quinta-feira – 16 horas
    • Sexta-feira – 20 horas
    • Sábado – 20 horas
    • Atendimento fraterno e passes iniciam-se uma hora antes das palestras.
  • Estudos regulares
    • Quartas: 14 horas às 15h30
    • Quintas: 19h30 às 21 horas
    • Sábados: 17h30 às 19 horas
  • Evangelização da infância e juventude
    • Infantil e Grupo “Conviver para aprender a amar”, aos sábados, das 10 horas às 11h30
    • Jovens: terças-feiras, das 18 horas às 19h20.
  • Assistência e Promoção Social Espírita
    • Terças, das 14 horas às 15h30

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.