A Sociedade Cultural e Beneficente União, de Santa Cruz do Sul, realiza neste domingo a live “50 do 20: O Legado de Oliveira Silveira e a Criação do 20 de novembro”. Neste domingo, 21, às 18 horas, pela página do Facebook será transmitido o encontro de diversos ativistas, escritores e intelectuais do Estado,
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, mas o primeiro ato relacionado a data foi em 1971, No ano de 2021 esta data, que tem grande significância para a luta por respeito e igualdade, estará fazendo 50 anos. O encontro vai debater as circunstâncias que marcaram a criação do 20 de novembro, quem foram os protagonistas, porque a figura do poeta Oliveira Silveira é vinculada a data e quais as perspectivas sobre o dia para a comunidade negra no ano em que o 20 de novembro completa 50 anos.
De acordo com a diretora da Sociedade União, Marta Nunes, a atividade é uma contrapartida do Inciso II da Lei Aldir Blanc do município, Edital 001/Secult.” Por que o dia 21 de março? Esta é outra data importante e marcada pelo sofrimento provocado pelo racismo. Diferente do 20 de novembro ela é pouco conhecida e resolvemos realizar o evento neste dia para refletirmos sobre o fato de que a luta pelos nossos direitos aconteceu mundialmente”, explica.
Publicidade
A ONU instituiu o dia 21 de março, como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Este dia também marca o Massacre de Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul, no qual negros e negras de diversas idades foram assassinados sem compaixão, durante o regime do Apartheid. Participam do debate os painelistas Lilian Rocha, Mestre Guto Obafemi e Dr. Yosvaldir Carvalho, com mediação de Dóris Soares.
LEIA MAIS: Sociedade Cultural e Beneficente União é conveniada ao projeto RS Ponto de Cultura
Publicidade
This website uses cookies.