Criado por dois grandes nomes da música instrumental gaúcha – o Pedrinho Figueiredo e o Samuca do Acordeon – o circuito de oficinas e espetáculos Sobre Rodas de Choro e Chimarrão estreia nesta quinta-feira, 31, no Parque Municipal do Chimarrão, na vizinha Venâncio Aires. As oficinas, gratuitas, acontecerão das 14 às 16 horas, no CTG Morada Velha (cuja sede se encontra dentro do parque). E o show começa um pouco depois, às 19, também com entrada franca.
Além de Pedrinho, no sax soprano e flauta transversal, e Samuca, no acordeon, o regional que fará a parte musical do projeto é integrado por Fernando Sessé (pandeiro), João Vicente Macedo (violão de sete cordas) e Fábio “Cabelinho” Azevedo (cavaquinho). Serão apresentadas músicas de compositores famosos do choro.
A iniciativa tem o objetivo de promover o diálogo sobre aspectos folclóricos do chimarrão, junto com o prazer de desfrutar de uma boa música. A produtora do espetáculo, Rosane Furtado, disse que o Sobre Rodas… conecta manifestações culturais e promove encontros que envolvem música, palestras, oficinas, distribuição de um livreto com histórias e partituras, e uma exposição portátil com fotos feitas pelo fotógrafo Eduardo Rocha. “Utilizando hábitos populares tradicionais como as rodas de chimarrão e de choro, estabelece a conexão entre estas manifestações culturais, enaltecendo a participação dos músicos gaúchos no movimento nacional do chorinho.”
Publicidade
As oficinas serão ministradas pelos músicos solistas Pedrinho Figueiredo e Samuca do Acordeon, mais os seus acompanhantes. “Eles farão uma abordagem sobre os instrumentos e como eles podem ser utilizados no chorinho”, explicou Rosane. O livreto do projeto conta uma breve história de cada compositor que será lembrado no show. De Venâncio, com o apoio do Sesc/RS, o circuito segue para Camaquã (11/09); Canoas (14/09); Pelotas (28/09); Santa Rosa (16/10) e Santa Maria (22/10).
This website uses cookies.