O líder da bancada do MDB na AL, Edivilson Brum, contatou o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, e disse ter a confirmação da permanência do titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo de Moura. Ressaltou que seria uma das melhores CREs. O assunto repercute a publicação da coluna, na semana passada, sobre a possibilidade de mudança.
Com a licença do vereador Gustavo Azambuja Rocha (PDT) e um acerto com o partido, a quarta suplente, Vanessa Eisermann, assumiu uma vaga em Passo do Sobrado. Dessa forma, a Câmara passa a ter maioria feminina. Durante um mês, são cinco vereadoras e quatro vereadores. Deve ser um dos poucos casos no País em que as mulheres têm mais cadeiras do que os homens.
A matéria publicada na edição de quinta-feira, sobre a posição dos partidos de Santa Cruz do Sul em relação à próxima eleição, motivou a emissão de nota assinada pela Juventude e a Diversidade do PSDB. O texto mostra insatisfação com a ausência de um posicionamento. Reforça que o fato traz insegurança ao eleitor e às demais siglas que, atualmente, integram o governo. “Mais uma vez o PSDB não se posiciona e nem responde à imprensa, mantendo o legado de ficar em cima do muro”, diz a nota.
Publicidade
O PSD santa-cruzense é presidido pelo secretário de Serviços Públicos, Luizinho Ruas. A sigla tem dois vereadores, Hilário da Silva e Licério Agnes, e reforça o alinhamento com a ideia de uma chapa para a reeleição, tendo Helena Hermany como prefeita e Elstor Desbessell como vice, além da intenção de aumentar a bancada.
O Novo realizou, quarta-feira, reunião na Câmara de Santa Cruz. O presidente Rafael Nascimento diz que a meta, no processo de reestruturação, é chegar a 150 filiados. Com menos rigor em suas regras para formação de base e candidaturas, o partido pretende chegar a duas vagas no Legislativo. A única cadeira é ocupada por Leonel Garibaldi.
Dobrar o número de vagas não depende só de vontade. É preciso aumentar a votação. Em 2020, o Novo conseguiu cerca de 6 mil votos, tendo nove candidatos. A intenção é chegar ao número máximo para nominata (18). Para garantir a segunda cadeira, precisará de quase 9 mil votos. Aumenta em 50% os votos e em 100% os candidatos. A matemática ajuda.
Publicidade
Tem gente que tem um pé na política. O jovem Lucas Eduardo Couto Ribeiro, de 13 anos, parece ter os dois. Ele acompanhou a reunião do Novo e, quando foi aberta a fala para o público, fez um discurso inflamado sobre a necessidade de que as pessoas entendam e busquem informações sobre política. “Enquanto não falo de política, coloco meu futuro nas mãos dos outros”, disse.
O presidente da Câmara de Passo do Sobrado aplicou, como punição, censura verbal às vereadoras Marlene Teresinha Kroth Haas e Fabiane Tereza Eichelberger Gassen, ambas do PP. Gustavo Azambuja Rocha (PDT) receberá o puxão de orelhas quando retornar. O motivo foi uma briga após sessão.
LEIA OUTROS TEXTOS DE MARCIO SOUZA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.