Mais um ano se inicia em compasso de espera na Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, no Bairro Esmeralda. O aguardado novo prédio, que deveria estar à disposição dos alunos neste mês (segundo a última promessa), vai ser entregue apenas em agosto. Isso se não acontecer outro adiamento.
É uma situação que já se arrasta desde 2012, sempre acompanhada de perto pela Gazeta do Sul. Após a constatação de problemas de conservação e risco de desabamento, o prédio principal da escola foi demolido em 2013. O governo do Estado instalou salas de aula modulares (contêineres) como solução temporária, mas elas são usadas até hoje, porque só em 2023 a construção do prédio começou a sair do papel. A informação mais recente era de que 71% das obras estavam concluídas.
Ou seja, mais de uma década para se fazer algo, e isso porque o Círculo de Pais e Mestres da José Mânica entrou com ação civil pública contra o Estado. Foi necessário recorrer à Justiça. Agora, fico imaginando se o ensino não fosse uma prioridade para os governantes. Pois todos eles – além dos numerosos formadores de opinião e palpiteiros de plantão – dizem que a educação é a salvação do Brasil e do mundo, a solução dos problemas presentes e futuros. Mas o que soa pomposo nos discursos termina sucateado na realidade. Fala-se muito para compensar o que não é feito.
Publicidade
Acontece algo semelhante quando se trata de meio ambiente. Quanto mais se repetem termos da moda como desenvolvimento sustentável, ESG, boas práticas, mais se vê árvores caindo por toda parte. Em Santa Cruz do Sul, nos últimos tempos, qualquer um tem percebido a forma no mínimo despreocupada como as podas são feitas. Considerações ecológicas são secundárias ou terciárias ou nem isso.
Houve preocupação dessa natureza em relação às tipuanas nos episódios recentes? Não parece, mas os técnicos dirão. A Marechal Floriano ficou melhor com menos árvores? Duvido, mas sei que não é opinião de consenso. Há quem prefira desse jeito e o afirme. Pelo menos equilibra discurso e atitude, diz uma coisa e age de acordo.
De minha parte, só sei que aqueles troncos decepados são deprimentes.
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE LUÍS FERREIRA
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade