Elas

Sobrancelhas: veja a evolução das tendências ao longo das últimas décadas

As sobrancelhas são uma parte importante dos nossos traços. Há quem diga, inclusive, que as elas são a “moldura” do rosto. Por isso, assim como na moda, elas estão sujeitas a mudanças e adaptações a diversas tendências. Analisando formato, fios e espessura, é possível identificar uma época ou década.

Relembre, por exemplo, a beleza clássica dos anos 1980, e de cara vai notar os fios grossos e volumosos. Já nos anos 2000, o padrão muda, parecendo mais fina e arqueada. São diversos os fatores que influenciam nessas mudanças cíclicas, como o desejo por um visual mais arrojado e moderno, ou até mesmo um aspecto mais natural.

LEIA TAMBÉM: Da preparação da pele ao brilho: confira dicas de make para arrasar no Carnaval

Publicidade

Veja, abaixo, como as mudanças de estilo das sobrancelhas aconteceram nas últimas décadas e quais as apostas para o futuro.

Década de 1970 – Finas e arqueadas

Essa década foi marcada pelo sucesso das discotecas, que influenciou diretamente as trends de moda e beleza. Nesse período as sobrancelhas eram mais finas e arqueadas, dando destaque aos olhos sempre bem maquiados com cores vibrantes.

Aretha Franklin, mais conhecida como a “rainha do Soul” ditava tendências no mundo das sobrancelhas | Fonte: Wikipedia

LEIA TAMBÉM: “Cabelo, cabeleira…” Como você cuida do seu? Confira dicas para manter a saúde dos fios

Publicidade

Se de um lado havia o contraste das sobrancelhas finas e sombras coloridas, de outro nascia uma mudança social que influenciaria diretamente na estética do rosto e do corpo feminino. As mulheres mais jovens estavam abraçando o movimento de aceitar os pêlos no corpo, o que levou a um novo comportamento no estilo das sobrancelhas na década de 1980.

Década de 1980 – Cheias e naturais

A valorização da liberdade com os pêlos naturais resultou em sobrancelhas mais grossas e livres, ao estilo natural. A cantora Madonna e a atriz Brooke Shields, dois ícones do cenário pop da época, ostentavam fios grossos, escuros e escovados. Nesse sentido, a ideia era passar a imagem de um look sem esforço.

Foto: Reprodução/Internet

LEIA TAMBÉM: Naturalidade é a tendência para os cabelos em 2023

Publicidade

Década de 1990 – Finas

Após o mercado das sobrancelhas ter perdido força, os anos 1990 trouxe novas esperanças para empresas do ramo. Afinal, um novo estilo estava em alta. Musas como Christina Aguilera, Gwen Stefani e Drew Berrymore despertaram nas mulheres o desejo por sobrancelhas finas.

Gwen Stefani | Foto: Reprodução/Internet

Anos 2000 – Espessura média e arqueada

A virada do século trouxe uma nova tendência: sobrancelhas de espessura média e bem arqueadas, valorizando o esfumado em tons frios. Era comum, por exemplo, ver influenciadoras, cantoras e atrizes com as sobrancelhas bem marcadas de maquiagem.

Zendaya Stoermer | Foto: Reprodução/Internet

LEIA TAMBÉM: Desmistificar que o luxo é inalcançável

Publicidade

Anos 2010 – Definidas e desenhadas

A beleza como um todo se aprimorou, e a sobrancelha, é claro, não ficou de fora. Esta década foi marcada por uma maquiagem repleta de contornos, iluminação e sobrancelhas bem desenhadas. O visual ganhou força pelas redes sociais, com diversos vídeos de influenciadoras ensinando como delinear as sobrancelhas utilizando maquiagem.

Foto: Pexels

Anos 2020 – Soap Brows

Por fim, mas não menos importante, a última tendência no mundo das sobrancelhas. Esse estilo retrata os fios penteados para cima, valorizando comprimento e volume. Em tutoriais, influenciadoras utilizam sabonete e pincel para manter a sobrancelha penteada. Dessa forma, as empresas de cosméticos e maquiagens observaram a oportunidade e lançaram produtos específicos para a nova tendência.

Foto: Reprodução/Internet

LEIA TAMBÉM: Sem medo do verão: confira cinco dicas para aproveitar a estação sem danificar o cabelo

Publicidade

O que esperar do futuro

Com tantas mudanças de padrões e tendências, cada vez mais está na moda a liberdade de escolha no quesito estilo, seja de moda, cabelo, maquiagem ou sobrancelha. Entretanto, está um novo visual vem conquistando espaço: as sobrancelhas descoloridas.

Gigi e Bella Hadid no desfile da Versace | Foto: Reprodução/Internet

Alguns fatores reforçam essa trend, como os desfiles de moda internacionais. Além disso, outro fator que dá força ao movimento é ver personalidades como Bella Hadid, modelo reconhecidada como lançadora de tendências, utilizando o novo conceito. Os fios descoloridos tendem a ganhar força e assobrancelhas grossas estão prestes a perder o destaque, segundo alguns especialistas.

LEIA TAMBÉM: Wella Professionals, Nivea, O Boticário e Dailus apresentam lançamentos em cosméticos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.