A enfermeira responsável pelo setor de imunizações de Sobradinho, Roberta Motta, participou, na manhã desta segunda-feira, 23, do Giro Regional da Gazeta FM do Centro-Serra. Na oportunidade, falou sobre a segunda morte por gripe A registrada na região no domingo, 15. A vítima foi uma mulher de 25 anos, natural de Lagoão.
Conforme Roberta, a mulher apresentava deficiência cognitiva e motora. “Ela era acamada. Sua avó estava internada no hospital de Sobradinho e o pai visitava a mulher. Tudo leva a crer que o pai tenha transportado o vírus”, destaca a enfermeira. A profissional ressalta que a jovem chegou com quadro avançado. “Ela teria apresentado os primeiros sintomas no domingo, dia 8, e só procurou auxílio médico na sexta-feira, dia 13”, explicou.
A mulher não havia feito a vacina, mesmo fazendo parte do grupo de comorbidades. Foi ministrado o medicamento Tamiflu, mas como o caso já estava avançado, não conseguiu reverter a situação. A enfermeira disse que os casos de gripe A estão em declínio em Sobradinho, embora o número de mortes pela gripe A esteja em elevação.
Publicidade
A campanha de vacinação encerrou na sexta-feira, 20. Em Sobradinho, mais de 98% das pessoas dos grupos de risco foram vacinados. Também foram vacinados os profissionais da Polícia Civil, Brigada Miliar e professores. Foram ministradas mais de 4.800 doses. Ainda há doses disponíveis, que são distribuídas a quem chegar primeiro no local de vacinação. “Estamos com poucas doses sobrando e é possível que esse quantitativo seja utilizado hoje, devido o tamanho da fila”, disse. Segundo Roberta, o estado não vai disponibilizar mais doses, tendo em vista que já enviou uma remeça além do esperado.
Veja os números
Crianças – 91,7% (741)
Publicidade
Trabalhadores da Saúde – 98,04%
Gestantes – 79% (113)
Puérperas – 100%
Publicidade
Idosos – 103% (2077)
This website uses cookies.