Categories: Centro-Serra

Sobradinho realiza a 1ª Oficina de Saúde Vocal para professores

Foto: Divulgação




Publicidade

Fonoaudióloga Leila Colombelli fala sobre o tema para as profissionais de educação do município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e do CEREST/VALES, coordenou, no dia 5 de maio, no Posto de Saúde Central do município, a 1ª Oficina de Saúde Vocal, ministrada pela fonoaudióloga Leila Colombelli e pela enfermeira responsável pelo Programa Saúde do Trabalhador, no município, Luciana Puhlmann.
Conforme a enfermeira Luciana Puhlmann, o desenvolvimento de uma oficina, neste sentido, tem o objetivo de informar aos docentes acerca dos aspectos vocais saudáveis para o exercício de suas atividades laborais, dispondo do conteúdo programático: voz- definição, aspectos preventivos nos distúrbios da voz, exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, reconhecimentos de sinais e sintomas de alterações.
Também foram distribuídos, aos participantes, garrafas squeeze, folders, cadernetas e materiais informativos, disponibilizados pelo CEREST/ VALES, visando inteirar os trabalhadores da importância da higiene vocal, já que atualmente estima-se que aproximadamente um terço das profissões têm a voz como ferramenta básica de trabalho. Para tanto, é imprescindível incluir na rotina diária hábitos vocais saudáveis, como forma de prevenir alterações vocais que possam comprometer ou até mesmo impossibilitar suas atividades de trabalho.
O secretário municipal de Saúde Nilo Wietzke, salienta que ocorrerá a 2ª edição desta oficina no dia 19 de maio. Para tanto, serão disponibilizadas 10 vagas aos professores da rede municipal de ensino, mediante agendamento prévio realizado na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos. Foi definido, também, que posteriormente serão realizadas outras ações nas escolas municipais.
O prefeito Luiz Affonso Trevisan, destaca a importância da realização desta I Oficina de Saúde Vocal para os professores da rede municipal, uma vez que os mesmos utilizam demasiadamente a comunicação oral, dependendo da higidez da mesma, para o bom êxito de suas atividades.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.