Categories: Centro-Serra

Sobradinho promoverá ações no Dia de Luta contra a Aids

No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, e para celebrar a data a Secretaria  de Saúde de Sobradinho, em parceria com a Pastoral da Aids, realizará atividades com intuito de informar e conscientizar a população sobre a doença. Neste dia, ocorre uma caminhada educativa, com saída às 9h em frente à Igreja Matriz dos Navegantes até a Praça 3 de Dezembro, com a participação das escolas e da Banda Municipal, sendo aberta à comunidade. Em seguida, no Coreto da Praça, ocorre a abertura oficial com pronunciamentos, após haverá a exposição de painéis, confeccionados nas escolas municipais, com o tema: “As DSTs e Aids na juventude” ; apresentação da peça teatral “Aids não tem cara”, a cargo dos agentes comunitários de saúde. Na sequência, os profissionais da área da saúde falarão sobre a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e farão a distribuição de laços vermelhos, símbolo da luta contra a aids. Das 9 às 16h, será instalada uma tenda na praça para entrega de folders informativos e agendamento de testes rápidos de aids e sífilis. Na ocasião, a Pastoral da Aids estará divulgando a campanha “Adote um portador neste Natal” e também haverá uma feira de camisetas da Pastoral.

A Secretaria de Saúde destaca que está disponível em todas as Unidades de Saúde do município o teste rápido de detecção do vírus HIV, sendo o teste gratuito e sigiloso.  De acordo com o secretário de Saúde, Nilo Wietzke, fazer o diagnóstico precocemente faz parte de uma proposta mundial de controle da AIDS, aumentando a expectativa de vida do soropositivo, que recebe tratamento e recomendações de cuidados para a saúde ganhando em qualidade de vida.

O dia 1º de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS,  momento em que o mundo une forças para a conscientização sobre a doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a OMS, atualmente, 35 milhões de pessoas convivem com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos. No Brasil, de acordo com a ONU, o número de casos novos de infeção pelo HIV cresceu 11% entre os anos de 2005 e 2013, sendo que este número é considerado alto, em relação à tendência mundial que foi de queda. Estima-se que há 752 mil pessoas vivendo com o vírus HIV no Brasil e que 44 mil pessoas se contaminaram no ano de 2013. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.