Categories: Centro-Serra

Sobradinho na lista dos municípios com infestação do Aedes Aegypti

Depois de receber notificações da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Núcleo Regional de Vigilância em Saúde, Sobradinho entrou para lista dos municípios com infestação do mosquito Aedes Aegypti. Cinco focos foram encontrados no perímetro urbano, sendo que um estava no depósito da empresa RGE Sul e outro no CTG Galpão da Estância.

Após novas inspeções realizadas pela Secretaria de Saúde, na última semana, foram descobertos mais um foco no Bairro Vera Cruz e dois do Bairro Maieron. Por este motivo, a equipe que é responsável pela prevenção e combate as endemias, deverá ser ampliada. Os trabalhos até então eram feitos por dois agentes e agora passa a contar com mais cinco.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Nilo Ivan Wietzke, providências estão sendo tomadas pela pasta. “Até o momento, não houve nenhuma ocorrência de mordida de um mosquito contaminado, mas estamos em alerta, para evitar uma possível epidemina de dengue, Zika Vírus ou Chikungunya”, salientou Wietzke, mostrando preocupação com os focos encontrados.

Publicidade

Nilo ainda destacou que, após treinamento, os sete agentes de combate as endemais irão realizar mutirões nas mais de cinco mil residências existentes na cidade, para eliminação de possíveis criadouros do inseto. “Em caso de negligência dos moradores nos locais, a Brigada Militar será chamada”, completou o secretário.

Alerta

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o alerta vale para a população, quanto aos cuidados com o pátio, em pontos de acúmulo de água como pneus, vasos de plantas ou outros.

Publicidade

Dicas

O mosquito da dengue vive em ambientes domésticos e residenciais. Justamente por isso, é dentro de casa que começa o combate e a proteção contra o inseto que transmite, também, o zika vírus (que causa microcefalia em bebês), a febre chikungunya e a febre amarela. Além dos cuidados simples necessários para não deixar água parada e impedir que o Aedes aegypti se reproduza, há também algumas maneiras de se prevenir contra as picadas do mosquito, como a utilização de telas em janelas e portas e mosquiteiro.

– Mantenha caixas d’água, tonéis, barris e outros reservatórios de água fechados
– Lave os reservatórios de água semanalmente
– Coloque areia em vasos de planta ou cacos de vidro
– Não deixe água acumulada na laje ou nas calhas
– Cuidado com a água de piscinas e de fontes
– Eletrodomésticos também podem acumular água
– Armazene e descarte o lixo de forma apropriada

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.