Categories: Centro-Serra

Sobradinho decreta situação de emergência devido às chuvas

Após os estragos causados pela chuva dos últimos dias, a prefeitura de Sobradinho decretou situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, mais de 3 mil pessoas do município foram afetadas direta ou indiretamente pela enxurrada, que superou o volume previsto para todo o mês de outubro, e causou ao menos 10 pontos de alagamento. O prefeito Maninho Trevisan e o coordenador municipal da Defesa Civil José Carlos Spanevello fizeram o levantamento dos estragos e transtornos, sendo decretada situação de emergência devido à gravidade da situação no município, onde os prejuízos já ultrapassam R$ 1 milhão.

De acordo com Trevisan, o município teve mais de 190 quilômetros de estradas avariados, houve o rompimento de açudes, transbordo de arroios, além de famílias que ficaram ilhadas. Em Linha Apolinário, uma ponte foi destruída. Lavouras, pastagens e mais de 50 bueiros foram danificados, 16 pontilhões comprometidos e duas pontes pênseis levadas pela água. Houve queda de árvores, destelhamento parcial de seis casas, nos Bairros Pinhal e Baixada. No Bairro Rio Branco, uma família ficou desabrigada. A quadra do ginásio da Fejão, há pouco recuperada, foi completamente alagada. Foram registrados, ainda, alagamentos nos Bairros Rio Branco, Maieron, Pinhal e Baixada. Também houve a queda de postes e de barreira na RSC-481. A Defesa Civil municipal já comunicou os estragos ao Ministério da Integração Nacional.

Os danos e prejuízos apresentados até o momento foram intensos e a situação de emergência, se reconhecida pelo Estado, vai auxiliar no atendimento à população atingida. Conforme dados da Defesa Civil, ao menos 12 casas ficaram inundadas e uma família foi desalojada devido o volume de 235 milímetros de chuva em 48 horas. A Secretaria da Assistência Social solicita doações de roupas, colchões, alimentos e roupa de cama para as famílias atingidas. As doações podem ser entregues na prefeitura de Sobradinho.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.