Categories: Centro-Serra

Sobradinhense recebe premiação Vitor Mateus Teixeira

Foi entregue, na noite da última terça-feira, 4, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, o Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2018, uma homenagem e reconhecimento ao trabalho realizado por todos os artistas em prol da cultura e da música do Rio Grande do Sul. Três indicações realizadas pelo deputado estadual Adolfo Brito (PP) foram agraciadas, entre elas, a da sobradinhense Maria da Graça Lazzari Bernardy.

Maria da Graça conquistou a categoria “Intérprete de Música Ítalo-Rio-Grandense”. Ela é formada em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e é musicista desde os sete anos, iniciando seus estudos com violão clássico em Sobradinho na Escola de Música Villa-Lobos, aperfeiçoando-se, mais tarde, na escola de música Musisinos, em Novo Hamburgo. Atualmente, é regente do Coral Cantare è Vivere, de Sobradinho, e integrante do grupo instrumental e vocal “Elas”.

Já Paulo Henrique Teixeira Souza, conhecido como Gujo Teixeira, venceu na categoria “Compositor”. Ele é músico e compositor reconhecido no meio tradicionalista gaúcho, já tendo recebido dezenas prêmios em festivais e tendo gravado com grandes nomes, dentre os quais seu principal parceiro, Luiz Marenco. A outra indicação foi o grupo Os Monarcas, que venceram como “Grupo de Baile”. Ele são um dos conjuntos mais tradicionais do regionalismo, com uma das carreiras de maior longevidade da música gaúcha. A criação do grupo se deu oficialmente em 1976, conquistando diversos prêmios ao longo de sua trajetória.

Publicidade

“Ficamos muito felizes em homenagear estes músicos que engrandecem a música e a cultura gaúcha”, afirmou Brito. O parlamentar lembra que, além de familiares e amigos dos homenageados, a equipe do gabinete e da Comissão de Agricultura também acompanharam a premiação.

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.