Chegaram à Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz nesta quinta-feira, 16, mais três notificações sobre pacientes com suspeita de dengue. Com isso, o número de casos suspeitos registrados neste ano chegou a seis. Segundo a coordenadora da vigilância, Luciane Weiss Kist, são pessoas que procuraram a rede hospitalar, com sintomas semelhantes aos da dengue, mas a confirmação é dada pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen). Os três pacientes com situação notificada nesta quinta, devem fazer coleta de sangue nesta sexta ou na segunda-feira.
Os seis casos registrados neste ano, até agora, são de moradores dos bairros Santuário, Germânia, Centro, Santo Inácio (2) e um de Linha Santa Cruz.
LEIA MAIS: Santa Cruz tem três casos suspeitos de dengue
Publicidade
Luciane destaca que as pessoas com suspeita de dengue devem se precaver para que não passem a doença adiante. Uma orientação é utilizar repelente. “Quando a pessoa tem o diagnóstico de dengue, ela apresenta risco de transmitir para outros mosquitos por uma semana. Um dia antes da febre e mais seis dias depois”, explica Luciane.
O principal sintoma da doença é a febre alta, com temperaturas acima de 38,5 graus. Também são características da dengue: dor muscular intensa, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e entre 30% e 40% dos pacientes apresentam manchinhas na pele.
LEIA TAMBÉM:
Procura por serviços de dedetização aumenta 70% em Santa Cruz
Quantidade de mosquitos e baratas aumenta no verão
Publicidade
This website uses cookies.