Mais dois casos sob suspeita de leptospirose foram confirmados nesta terça-feira, 19, pela Secretaria Municipal da Saúde. Ao todo, 16 pessoas foram contaminadas com a doença entre os meses de janeiro e fevereiro em Santa Cruz.
De acordo com a enfermeira Célia Mara Baseggio, do setor de Vigilância Epidemiológica, os testes foram realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, e confirmam mais dois casos da doença. “A bactéria que causa a doença está mais presente na urina do rato, mas ela também pode ser encontrada em outros animais domésticos”, alerta.
LEIA MAIS: Aumentam os casos de leptospirose em Santa Cruz
Publicidade
Conforme a enfermeira o calor do verão associado à quantidade de chuvas registradas em fevereiro são ingredientes que potencializam a contaminação. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, somente este ano, foram 31 suspeitas de leptospirose e dez casos descartados. Dos 16 diagnósticos positivos da doença, oito são de adolescentes que teriam contraído a doença quando invadiram uma propriedade privada para tomar banho no açude, no Bairro Monte Verde.
Após a contaminação, o Município socilitou análise da água em um laboratório de Lajeado. O resultado do teste constatou que não foram encontradas bactérias causadoras da leptospirose nas três amostras de água coletadas no bairro.
Publicidade