O número de casos suspeitos de dengue subiu para 11 nesta semana em Santa Cruz do Sul. O levantamento da semana anterior havia identificado nove suspeitos. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o Bairro Santo Inácio teve três ocorrências. O Bairro Germânia, Linha Santa Cruz e Rio Pardinho tiveram duas notificações, enquanto o Bairro Santuário teve um caso suspeito, assim como o Centro, com um caso.
Todas as situações estão ainda sob investigação pelo Laboratório Central do Estado. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luciane Weiss Kist, o quadro atual chama a atenção, se comparado ao do ano passado. Em 2019, a primeira confirmação de dengue ocorreu só em abril.
Das 11 suspeitas atuais, duas estão sendo investigadas também para leptospirose. As pessoas encontram-se hospitalizadas. Conforme Luciane, Santa Cruz apresenta alto risco de infestação para Aedes aegypti. “Temos que intensificar a fiscalização das ações à domicílio, pois têm bairros por aí com muita presença de larvas. Nós precisamos, ainda, melhorar a nossa vigilância”, ressalta. Em 2019, foram 184 notificações no total e 55 foram confirmadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Com dados totais, índice de focos do Aedes cai em Santa Cruz