Santa Cruz do Sul

Sob a lona do circo, muita arte para aquecer o coração

Foi preciso apenas atravessar a rua para mergulhar num novo mundo, repleto de cores e de encantamentos. Na manhã e na tarde dessa segunda-feira, 28, grupos de atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionias (Apae) de Santa Cruz do Sul vivenciaram uma nova experiência. Sob a lona do circo instalado junto à Vila Militar, em frente à sede da entidade, eles puderam conferir a estreia do espetáculo Brincando de Teatro, da Cia de Tchêatro Xebebéu, de Camaquã.

Entre artistas circenses, carrinho de pipoca e figuras montadas com balões, os espectadores se mostravam animados. Ana Paula Machado, de 34 anos, estava ansiosa. “Quero ver palhaços e brincadeiras. Fico mais aliviada ao participar de atividades assim”, disse. Os artistas se apresentaram para cerca de 120 assistidos de diferentes faixas etárias.

Cerca de 120 assistidos participaram da atividade na manhã e tarde dessa segunda-feira
Ana Paula estava entusiasmada com apresentação: “Quero ver palhaços e brincadeiras”

LEIA TAMBÉM: FOTOS: superação e alegria marcam os Jogos de Inclusão em Santa Cruz

Publicidade

Segundo a coordenadora pedagógica da Apae, Sandra Regina Kirst, os encontros foram muito positivos. “Foi formidável. Eles interagiram, se divertiram. Dessa vez nossos artistas não estiveram no palco, mas ocuparam a plateia para acompanhar esse espetáculo que foi como uma homenagem para eles”, salientou.

A atividade engrandeceu a programação interna da Apae alusiva ao Agosto Laranja, mês de visibilidade à pessoa com deficiência, instituído pela lei municipal 8.687/2021. Além da imersão no mundo do circo, diferentes ações de conscientização e valorização foram promovidas ao longo das semanas. O fechamento deve ocorrer na próxima quinta-feira, 31, quando ocorre a 26ª Boate da Apae, na Yves, exclusiva para convidados.

LEIA TAMBÉM: Jogos de inclusão, ensaios fotográficos e rodas de conversa: confira a programação completa do Agosto Laranja em Santa Cruz

Publicidade

Saiba mais

O Brincando de Teatro foi apresentado por meio do projeto AprochegArte, que prevê a circulação de espetáculos artísticos por localidades de Santa Cruz do Sul e cidades vizinhas. De acordo com um dos produtores, Everton Kniphoff, “o principal objetivo é descentralizar a agenda cultural, levando às comunidades o acesso aos bens culturais de forma gratuita”.

O projeto, que mantém a tradição das famílias de teatro mambembe no Sul do Brasil, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com a produção da Skené Projetos Culturais e tem o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Nos próximos meses, novas apresentações devem ocorrer em outras regiões do município.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.