Categories: Centro-Serra

Situação difícil do setor leiteiro em debate na Comissão de Agricultura

A grave situação do setor leiteiro do estado foi pauta de discussão acirrada, que durou mais de três horas na manhã desta quinta-feira, 17 na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Adolfo Brito (PP).

Ficou definida a criação de um grupo de trabalho, composto pelo vice-presidente Sérgio Turra (PP) e pelos deputados estaduais Zé Nunes (PT), Edson Brum (PMDB) e Elton Weber (PSB), 

Os deputados iniciam articulações imediatamente. “A situação é difícil, e a intervenção do Parlamento é importantíssima, sob pena de desestabilizar o setor”, disse o presidente Adolfo Brito.

Publicidade

Participaram da discussão o secretário da Agricultura, Ernani Polo, e representantes das Secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento Rural, bem como de entidades como Sindilat, Fetag, Fetraf, Ocergs, Unicafes e Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari.

Vários deputados participaram: o presidente e o vice-presidente da Comissão de Agricultura, Adolfo Brito e Sérgio Turra (PP), Altemir Tortelli, Zé Nunes, Jeferson Fernandes e Luiz Fernando Mainardi (PT), Edson Brum e Vilmar Zanchin (PMDB), Elton Weber (PSB) e João Reinelli (PV), bem como o deputado federal Dionilso Marcon (PT).

Diretrizes de trabalho

Publicidade

As diretrizes de trabalho serão: 1) gestionar junto à Bancada Federal a aquisição de leite pela Conab, com preço mais competitivo ao produtor; 2) articular junto à Fazenda a revogação de decretos e incentivos à importação de leite do Uruguai; 3) negociar com indústrias suspensão de importação por um período; e 4) com a Secretaria da Agricultura e entidades, buscar reestruturar o setor a fim de compatibilizar interesses de produtores e indústrias dentro da atual realidade da situação econômica do estado. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.