Santa Cruz do Sul precisou se adequar, neste fim de semana, às maiores restrições impostas pelo lockdown. Ele foi decretado pela prefeita Helena Hermany para diminuir o contágio do coronavírus no município. Em entrevista coletiva nessa sexta-feira, 26, a prefeita detalhou o decreto que instituiu a medida e fez um apelo à comunidade: “O objetivo deste lockdown é um só: ficar em casa”, disse.
A prefeita reforçou a importância da colaboração da comunidade. “Estamos em uma situação crítica. Por isso temos que tomar uma atitude severa, porque estamos em uma situação absurdamente difícil. Peço, encarecidamente, à comunidade para que cada um fique na sua casa. Vamos todos juntos fazer com que este lockdown seja o primeiro e o último”, declarou.
LEIA MAIS: Afinal, qual é a diferença entre lockdown e bandeira preta?
Publicidade
Veja a transmissão da coletiva de imprensa:
A medida foi adotada em função do aumento de casos de Covid-19 em Santa Cruz do Sul e região, além da superlotação de hospitais, que já alteram atendimentos e operam acima da capacidade. Durante o lockdown, que vigora das 20 horas dessa sexta-feira, 26, às 5 horas da segunda-feira, 1º, a circulação de pessoas fica restrita aos serviços essenciais.
Publicidade
A população só pode sair de casa para situações essenciais, como idas ao supermercado ou à farmácia, abastecer o carro, buscar atendimento médico e se deslocar para o trabalho (no caso de trabalhadores que atuem em atividades autorizadas durante o lockdown).
LEIA TAMBÉM
Confira o que determina o novo decreto de Santa Cruz para o lockdown deste fim de semana
Primeira noite de lockdown em Santa Cruz tem festa clandestina e pessoas na rua
“Vamos conseguir superar se nos unirmos. A palavra é união. Precisamos nos unir, precisamos querer que a coisa mude, e não procurar um ‘jeitinho’. A nossa comunidade é solidária, vamos fazer este esforço. Que [o lockdown] não precise ser repetido, esse é o meu pedido para a comunidade de Santa Cruz do Sul”, finalizou a prefeita.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS