Algumas das cenas mais emocionantes desta catástrofe enfrentada a mais de 20 dias pela população do Rio Grande do Sul foram protagonizadas por animais. Milhares de cães e gatos, além de bichos de maior porte, foram resgatados de locais devastados pelas águas. Alguns já reencontraram suas famílias, mas outros ainda estão em abrigos, aguardando o retorno ao lar. E foi pensando em diminuir os empecilhos da separação que empresas se reuniram e colocaram no ar o site petdosvales.com.br.
Uma das idealizadoras, a publicitária Barbara Teixeira, moradora de Venâncio Aires, explica que o site tem como objetivo unificar as informações sobre pets perdidos e resgatados na enchente, principalmente no Vale do Rio Pardo. “Otimiza o tempo de procura das famílias e estimula as pessoas a encontrar os tutores ou os bichinhos perdidos”, diz.
LEIA TAMBÉM: Maio de 2024 se torna o mês mais chuvoso da história de Santa Cruz
Publicidade
No site, os animais são cadastrados com informações como localização, características e dados de contato de quem está procurando, no caso de pets perdidos, ou de quem está com o bichinho, em caso de resgates. “Todos pode utilizar o canal! O cadastro é feito direto no site, através de um formulário”, destaca Barbara.
Neste primeiro momento, mais emergencial, as informações sobre os animais estão sendo repassadas, em sua maioria, por voluntárias, que estão na linha de frente dos resgates, bem como ongs e equipes das prefeituras. Contudo, qualquer pessoa que esteja prestando apoio a um ou mais animais resgatados, sendo lar temporário ou, ainda, que esteja procurando pelo pet pode acessar o site.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz teve 322 casas destruídas e outras 3,6 mil danificadas pela enchente
Publicidade
Barbara Teixeira ainda pede para que a comunidade do Vale do Rio Pardo colabore acessando a plataforma. “Quem sabe, alguém pode reconhecer um bichinho e ser o elo entre o pet e a família. Visitem o site e ajudem nas buscas”, reforça. Uma estratégia para envolver cada vez mais pessoas é a divulgação de cartazes em espaços públicos, como lojas. “Ajuda a aumentar a visibilidade”, avalia.
A ideia do projeto Pet dos Vales surgiu a partir de uma inspiração em uma iniciativa desenvolvida no Vale do Taquari. Assim, através da parceria voluntária entre a agência de publicidade da Barbara Teixeira – que fez o logo, pagou o domínio do site e trabalha na divulgação – e a empresa de desenvolvimento Nupper cc – responsável pela programação, nasceu o site.
LEIA TAMBÉM: Em Cerro Branco, a destruição foi generalizada
Publicidade
O espaço online foi ao ar no dia 7 de maio e já contabiliza resultados positivos. Um deles é o caso de Bob (foto), que reencontrou a família. Outros dois cães mais idosos também foram adotados através do site. “Não conseguimos ter certeza de que todos os animais estão perdidos unicamente pela enchente, mas faremos o possível para que todos tenham uma família novamente”, afirma Barbara.
Para ela, o canal pode se tornar uma ferramenta muito útil para a comunidade do Vale do Rio Pardo, até mesmo depois que a emergência das enchentes passarem. “Aumenta as possibilidades de levar informação sobre a causa animal, como em casos de procura por adoção”, finaliza.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.