Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ensino Superior

Site do Sisu apresenta instabilidade e atrapalha inscrições de estudantes

Foto: Reprodução

Site não abre parte destinada para a inscrição dos estudantes

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta terça-feira, 21. Logo após a liberação do sistema, estudantes relataram dificuldades para se candidatar às vagas. O Ministério da Educação (MEC) informou que o problema já estava resolvido e, que até às 12 horas, a plataforma funcionaria normalmente. Porém, o Portal Gaz, tentou acessar o site em diversas oportunidades ao longo da tarde não conseguiu abrir a ficha de inscrição.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Educação divulga cronogramas do Sisu, ProUni e Fies

O período para inscrições no Sisu, para vagas nas universidades federais, vai até as 23h59 de domingo, 26. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação. Gratuito, o procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet.

Publicidade

Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. “O Sisu é a principal forma de ingresso no ensino superior público com a nota do Enem. É uma grande oportunidade para quem se dedicou à prova”, disse o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Thiago Leitão.

Inicialmente, a data final de inscrições seria sexta-feira, 24. Com os problemas na correção das provas do Enem, o MEC decidiu dar mais tempo para os estudantes. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro. As outras datas são:

Publicidade

– Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;

– Lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;

– Manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

Publicidade

cronograma foi publicado na edição de 3 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). O edital completo está na página do Sisu e a retificação com a prorrogação do prazo, na edição do DOU desta terça-feira, 21 de janeiro.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.