Categories: Centro-Serra

Sisu abre inscrições; Confira guia das instituições participantes no RS

Criado em 2009, pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de ingresso em instituições públicas de ensino superior no país na atualidade. Em universidades e institutos federais sediados no Rio Grande do Sul, são 17.629 vagas ofertadas na edição de 2018 do processo seletivo, que tem suas inscrições abertas a partir desta terça-feira, 23, somente pelo site www.sisu.mec.gov.br

Podem participar do Sisu apenas os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, cujos resultados foram divulgados na última quinta-feira, pelo MEC, e que não tenham zerado a redação da prova. O processo seletivo possui apenas uma etapa de inscrição, e o candidato pode escolher, por ordem de preferência, duas opções de curso, podendo fazer alterações até o último dia de inscrições.

O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, 29, no site do Sisu. No mesmo dia, abre o período para o candidato que não foi aprovado em sua opção de curso confirmar participação na lista de espera, que é de responsabilidade das universidades e institutos. O prazo vai até o dia 9 de fevereiro. Já as matrículas podem ser feitas de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Publicidade

Vale lembrar que o candidato que foi aprovado em sua primeira opção de graduação no Sisu só terá esta possibilidade de efetuar sua matrícula. Já o concorrente que foi aprovado na segunda opção, independente de se matricular ou não, pode seguir concorrendo à uma vaga no curso escolhido como alternativa principal.

 

Guia – As universidades gaúchas no Sisu

Publicidade

Para quem deseja ingressar em cursos do ensino superior, opções não faltam no Rio Grande do Sul. São 17,6 mil vagas em sete universidades federais, dois institutos federais e uma universidade estadual. Os destinos mais tradicionais dos candidatos são Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas, mas também há ofertas de estudo em praticamente todas as regiões gaúchas. Confira um guia elaborado pela reportagem da Gazeta da Serra.

UFCSPA – Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre
É uma das universidades federais cujo método de ingresso é 100% via Sisu. Ao todo, oferece 640 vagas distribuídas em 16 cursos – 13 bacharelados e 3 tecnológicos. Para o curso de Medicina, o mais concorrido, são 100 vagas. Com sede na capital gaúcha, tem seu foco voltado exatamente para a área da saúde.

Unipampa – Universidade Federal do Pampa
Também conta com o Sisu como meio único de ingresso. Oferece 3.180 vagas e 64 opções de cursos, espalhados por 10 cidades das regiões da campanha e fronteira. Desde 2016, também conta com o curso de Medicina, no campus de Uruguaiana. A reitoria da universidade, criada em 2008, fica localizada em Bagé.

Publicidade

UFPel – Universidade Federal do Pelotas
Tradicional instituição de ensino superior da zona sul, a UFPel disponibilizará, neste processo seletivo, 2.750 vagas em 80 cursos de graduação. Há opções em praticamente todas as áreas, incluindo cursos exclusivos, como Engenharia de Petróleo. Possui sede em Pelotas e conta também com o campus de Capão do Leão, onde se concentram cursos voltados para o campo e licenciaturas.

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Um dos principais destinos de estudantes da região Centro Serra, a UFSM utiliza o Sisu como forma única de ingresso desde 2015, após muita resistência interna. Ao todo, são oferecidos 85 cursos de graduação, também abrangendo variadas áreas do ensino. Além da sede em Santa Maria, possui campi em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A UFRGS é a única entre as universidades federais gaúchas que resiste em abolir o vestibular convencional, disponibilizando somente 30% de suas vagas pelo Sisu. Os candidatos podem escolher entre 88 cursos de graduação. Sediada em Porto Alegre, a instituição também possui campi em Tramandaí, no litoral norte.

Publicidade

Furg – Universidade Federal do Rio Grande
A cidade litorânea da região Sul também conta com uma universidade federal. A Furg oferece 2,5 mil vagas divididas em 60 cursos de ensino superior, alguns voltados para a área portuária e também o concorrido curso de Oceanologia, único do Estado. Conta com seu campus principal em Rio Grande e extensões em Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.

UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul
Apesar de possuir sede em Chapecó, no oeste catarinense, a caçula das universidades federais também conta com campi no Rio Grande do Sul e Paraná. Por aqui, há ofertas de cursos em Cerro Largo (300 vagas), Erechim (400 vagas) e Passo Fundo, com 31 vagas destinadas para o recente curso de Medicina.

UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Criada em 2002, a Uergs é a única instituição de ensino superior gaúcha de caráter estadual. Neste processo seletivo, irá ofertar 1.485 vagas, divididas em 22 unidades, incluindo cidades próximas, como Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Soledade. Com sede central em Porto Alegre, a Uergs é dividida em sete campi regionais.

Publicidade

IFFar – Instituto Federal Farroupilha
Fundado a partir da união de centros federais de educação tecnológicos, o IFFar disponibiliza 1.500 vagas, divididas entre 44 cursos – bacharelados, licenciaturas e tecnológicos -. Com reitoria em Santa Maria, o instituto também possui campi em 11 cidades gaúchas

IFSul – Instituto Federal Sul-Riograndense
Outra instituição que mantém a realização de vestibular, o IFSul também disponibiliza vagas através do Sisu. Neste processo seletivo, são 724 vagas divididas em 25 cursos de graduação. Sua sede é em Pelotas, onde são ofertados a maioria dos cursos, e também conta com campi em 13 cidades de diferentes regiões.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.