Santa Cruz do Sul

Sistema de segurança passa por modernização em Santa Cruz

Investimentos na qualificação e ampliação do efetivo da Guarda Municipal estão se consolidando como parte do processo de reestruturação e modernização do Sistema Municipal de Segurança Pública, em Santa Cruz do Sul. Um dos últimos reflexos dessa transformação foi a formatura de 44 novos profissionais para servirem à Guarda Municipal, no último dia 21, no Teatro Mauá.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), Valmir José dos Reis, explica que as mudanças buscam potencializar o aproveitamento do efetivo, uma demanda dos próprios servidores da Guarda. Ponto crucial para o alcance desse objetivo foi a integração entre guardas municipais e fiscais de trânsito, em julho do ano passado, por meio de lei municipal.

LEIA MAIS: Santa Cruz passa a contar com mais 44 guardas municipais

Publicidade

De acordo com Reis, uma série de alterações legais foi promovida com essa finalidade. A primeira delas foi a equiparação de carga horária e vencimentos entre fiscais de trânsito e guardas municipais. A segunda etapa foi o curso que capacitou 67 guardas para as atividades de trânsito, assim como a formação que habilitou 17 fiscais de trânsito para também atuarem como guardas municipais.

Ele destaca ainda o propósito de aumentar o efetivo, com a convocação de 23 aprovados no concurso público para Guarda Municipal de 2019. De dezembro de 2022 até julho deste ano, todos passaram por um curso de formação com 1.010 horas-aula. Expostos a conteúdos como legislação penal, primeiros socorros, treinamentos de tiro e defesa pessoal, eles foram a primeira turma formada em Santa Cruz com o ciclo completo de polícia administrativa.

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal recebe treinamento para uso de softwares de segurança

Publicidade

Toda a instrução foi ministrada pela Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, também criada no ano passado. Outro fator observado pelo secretário foi a concessão de porte de arma aos fiscais de trânsito, juntamente com a formação de 900 horas-aula para o exercício da atividade de Guarda Municipal.

Reis ainda enfatizou a criação do Programa de Assistência Jurídica, em dezembro passado. O antigo pleito dos guardas municipais garante aos agentes e servidores municipais representação judicial e extrajudicial em questões ocorridas durante o exercício de suas atribuições.

Emoção marcou a formatura da primeira turma da Guarda

A formatura, no último dia 21, dos 44 novos integrantes da Guarda Municipal também foi um momento festivo e de emoção. A prefeita Helena Hermany foi escolhida para ser a madrinha da primeira turma de formandos da Guarda Municipal e de Trânsito. A honraria lhe foi conferida por todo o empenho para a modernização e reestruturação do sistema de segurança municipal.

Publicidade

Além dela, também foram homenageados o líder do governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, e o secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, que fundou a Guarda Municipal durante a sua gestão como prefeito de Santa Cruz do Sul (1993-1996).

Ao todo, 44 novos agentes passarão a integrar o serviço de segurança santa-cruzense

O procurador-geral do Município, Ricardo Scherer, e o procurador adjunto, Jefferson Zanette, também foram homenageados pelo apoio e serviços prestados à corporação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.