Santa Cruz do Sul

Sistema de assinatura eletrônica de documentos vai agilizar processos e gerar economia; entenda

Os procedimentos administrativos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul passarão a ser mais modernos, econômicos e sustentáveis. Isso porque, a partir do dia 11 do próximo mês, será feita a implementação total do Sistema de Assinatura Eletrônica de Documentos (SAED), que eliminará as assinaturas em papel, facilitando a organização dos arquivos e gerando redução dos gastos com impressão, deslocamento e armazenagem de documentos.

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O Sistema foi apresentado ao secretariado municipal na tarde da última sexta-feira, 18, pelo secretário de Administração, Edemilson Severo, em encontro realizado no Auditório da Procuradoria-Geral do Município.

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Foto: Jaime Fredrich

Idealizado pela Secretaria de Administração com apoio da Secretaria de Planejamento e Governança, o SAED foi criado pelos servidores Cristian da Rosa e Ricardo Voigt sem custos de contratação para o Município. Integrado à intranet – rede de comunicação interna -, o Sistema deverá facilitar o compartilhamento de documentos entre áreas e servidores, agilizando as tramitações.

Através de um link, no site da Prefeitura, será possível verificar a validade das assinaturas digitais, que serão autenticadas por função criptográfica do código hash. O recurso deve ser aplicado em portarias, decretos, notas de empenho, guias de transferência de patrimônio, entre outros. A estimativa é de que R$ 650 mil por ano sejam economizados com este recurso.

Conforme Edemilson, a iniciativa faz parte do Governo Digital – ação que integra o Programa de Governo da prefeita Helena e do vice Elstor Desbessell, que visa a modernizar a gestão pública, desburocratizando os processos.

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“Com a pandemia tivemos muitos aprendizados e percebemos que, hoje, os meios eletrônicos são ferramentas essenciais para as atividades profissionais, que facilitam nossa organização e geram mais eficiência para o serviço público”, avalia o secretário. A expectativa é de que, em pouco tempo, todos os processos administrativos sejam tramitados de forma totalmente digital na Prefeitura.

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Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

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