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Sistema de assinatura eletrônica de documentos vai agilizar processos e gerar economia; entenda

Foto: Pixabay

Os procedimentos administrativos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul passarão a ser mais modernos, econômicos e sustentáveis. Isso porque, a partir do dia 11 do próximo mês, será feita a implementação total do Sistema de Assinatura Eletrônica de Documentos (SAED), que eliminará as assinaturas em papel, facilitando a organização dos arquivos e gerando redução dos gastos com impressão, deslocamento e armazenagem de documentos.

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O Sistema foi apresentado ao secretariado municipal na tarde da última sexta-feira, 18, pelo secretário de Administração, Edemilson Severo, em encontro realizado no Auditório da Procuradoria-Geral do Município.

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Foto: Jaime Fredrich

Idealizado pela Secretaria de Administração com apoio da Secretaria de Planejamento e Governança, o SAED foi criado pelos servidores Cristian da Rosa e Ricardo Voigt sem custos de contratação para o Município. Integrado à intranet – rede de comunicação interna -, o Sistema deverá facilitar o compartilhamento de documentos entre áreas e servidores, agilizando as tramitações.

Através de um link, no site da Prefeitura, será possível verificar a validade das assinaturas digitais, que serão autenticadas por função criptográfica do código hash. O recurso deve ser aplicado em portarias, decretos, notas de empenho, guias de transferência de patrimônio, entre outros. A estimativa é de que R$ 650 mil por ano sejam economizados com este recurso.

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Conforme Edemilson, a iniciativa faz parte do Governo Digital – ação que integra o Programa de Governo da prefeita Helena e do vice Elstor Desbessell, que visa a modernizar a gestão pública, desburocratizando os processos.

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“Com a pandemia tivemos muitos aprendizados e percebemos que, hoje, os meios eletrônicos são ferramentas essenciais para as atividades profissionais, que facilitam nossa organização e geram mais eficiência para o serviço público”, avalia o secretário. A expectativa é de que, em pouco tempo, todos os processos administrativos sejam tramitados de forma totalmente digital na Prefeitura.

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