Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estiveram em Venâncio Aires na quarta-feira, 12. Eles se reuniram com o prefeito Jarbas da Rosa e o chefe da Defesa Civil, Luciano Teixeira, com o objetivo de entender as necessidades locais e fortalecer o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH). Os profissionais devem percorrer pontos do Rio Taquari e Arroio Castelhano para a instalação de estações de monitoramento hidrológico (réguas de marcação), com definição de medidas oficiais de controle de volume de água nas diferentes regiões.
LEIA TAMBÉM: Estudantes produzem brinquedos para crianças afetadas pela enchente
Além de analisar os processos hidrológicos que ocorreram nas cidades da região após as chuvas intensas e avaliar se há outros locais com riscos de alagamentos, os técnicos se colocaram à disposição da Prefeitura para futuras parcerias. Uma das possibilidades é a demarcação de zonas de risco. “A partir do registro e caracterização dos processos – com drones, fotografias e análises in loco – vamos elaborar relatórios para cada município analisado, com informações técnicas que podem embasar ações para prevenção, enfrentamento e resposta a desastres”, explica o pesquisador Douglas Cabral, coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial do SGB.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.