O Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completou 25 anos de trabalho voltado à comunidade no último dia 8. Atualmente, disponibiliza serviços de psicologia, enfermagem, nutrição e medicina. No ano passado, realizou 58.744 atendimentos, incluindo 44.508 aplicações de vacinas contra a Covid-19.
Inicialmente, o SIS foi implantado para contemplar as necessidades orientadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação do curso de Psicologia, que necessitava ter uma clínica-escola onde os alunos pudessem fazer o estágio final do curso. Na época, a coordenação da Psicologia convidou o curso de Enfermagem para que a clínica fosse montada de forma conjunta. Mais tarde, a Nutrição e a Medicina passaram a realizar atividades no local.
Trata-se de um lugar de planejamento e execução de práticas clínicas que reúne estagiários e supervisores das várias profissões, os quais trabalham com diagnósticos, tratamento, reinserção social, prevenção e promoção de saúde.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto do SIS beneficia 375 pessoas da comunidade LGBTTQ+ em Santa Cruz
“O SIS, nesses 25 anos, tem impactado de forma direta nas condições de saúde de seus usuários, com atividades de educação, prevenção e promoção de saúde. Realiza grupos em distintas áreas, entre eles o grupode doenças crônicas, que existe desde o início do serviço no formato interdisciplinar”, explica a professora Vera Somavilla, coordenadora técnica da área de enfermagem do SIS.
Além de Vera, Marília Dornelles Bastos é a professora coordenadora técnica da área de medicina; Fabiana Assmann Poll é a professora coordenadora técnica da área de nutrição; e Jerto Cardoso da Silva, professor coordenador técnico da área de psicologia.
Publicidade
Em 2020, com a pandemia, o SIS se deparou com uma série de desafios. Um deles foi adequar o trabalho às novas diretrizes de atendimento. “A equipe se deparou com um modelo sem precedente de se relacionar com o usuário, completamente distinto e, por que não dizer, assombrado pelo receio de contágio”, comenta Vera. No ano passado, 607 estudantes realizaram atividades curriculares no SIS e 126 desenvolveram práticas independentes para o núcleo flexível dos respectivos cursos. “Continuamos a inovar, superar desafios, descobrir e aprender novas maneiras de atender o público interno e externo, mediante cumprimento de normas e exigências”, ressalta Vera.
LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema projeta recorde de produções inscritas
Na área de enfermagem são realizadas consultas, busca ativa de pacientes, visitas domiciliares, ações de educação em saúde (palestras, rodas de conversa, feiras de saúde, etc.). São prestados serviços como aplicação de medicações, controle de batimentos cardiofetais, coleta de citopatológico (para prevenção do câncer do colo do útero), teste do pezinho, curativos, exame de mama, imunizações e nebulizações, entre outros. Ainda possui grupos dedicados à saúde da mulher e para diabéticos e hipertensos.
Publicidade
Possui o Ambulatório de Criança e Adolescente com o objetivo de ofertar atendimento de rotina na faixa etária pediátrica. Também, o Ambulatório de Infectologia, que neste semestre é realizado às quartas-feiras, no turno da manhã. Os pacientes com doenças infecciosas e parasitárias são atendidos pela médica infectologista em parceria com a equipe multiprofissional e acadêmicos. Já o Ambulatório de Pneumopediatria tem como objetivo principal receber pacientes com doenças pulmonares crônicas para realizar o acompanhamento e a sequência dos tratamentos.
LEIA TAMBÉM: Dia da Enfermagem: secretaria de Saúde homenageia profissionais
Os alunos exercem atividades como avaliação nutricional, física e antropométrica, atendimento ambulatorial individual presencial e online para crianças, adolescentes, adultos, atletas, praticantes de atividade física e idosos. Dispõe de atividades educativas voltadas para a comunidade. O principal objetivo é orientar as pessoas acerca da alimentação balanceada, saborosa e saudável, com enfoque no controle do peso, dislipidemias (presença de alto nível de gordura no sangue), hipertensão arterial e diabetes.
Publicidade
Realiza atendimento individual, psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos, atendimento psiquiátrico e psicodiagnósticos. Também são desenvolvidos grupos terapêuticos de acordo com o planejamento dos estagiários. Esses grupos são direcionados para crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos, e abordam uma multiplicidade de temáticas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.