O olhar curioso e empolgado de Manuela e Maria Eduarda Barkert não esperava presenciar tamanha emoção como a vivida no início de dezembro. Sensibilizadas, elas receberam uma obra de arte com seus retratos, encomendada pela mãe Josieli Barkert e feita a quatro mãos pelo fotógrafo Igor Azevedo e pela artista plástica Myriam Dutra. A tela, criada a partir de uma fotografia, foi trabalhada com diferentes materiais e recebeu folheação a ouro, dando um toque refinado e exclusivo na peça.
Mas para que os artistas chegassem nesse resultado, o processo de construção iniciou-se há cinco meses, em julho, com o ensaio fotográfico de 15 anos da Manuela, em Gramado. A partir daí surgiu a ideia de fazer uma obra de arte a quatro mãos, unindo fotografia com artes plásticas, utilizando a técnica mixed media, que combina diferentes materiais e processos. “Essa fotografia foi impressa em algodão e a Myriam trabalhou sobre essa foto com tintas e giz”, explicou o fotógrafo Igor.
LEIA TAMBÉM: Projeto Imaginário proporciona acesso à arte com apenas um clique
Publicidade
A obra, intitulada “Quando te vi Mergulhei no Céu Azul de Amor”, recebeu esse nome a partir de um processo orgânico de sentimentos e percepções do profissional. “O nome se dá pela conexão que eu criei com a família e com a cliente que foi fotografada.” Ele conta que buscou transmitir em imagem o sentimento de carinho e zelo percebido. “Ali falamos sobre o amor que a Josi tem pelas suas filhas, esse amor de mãe que transforma, que cura e é tão importante na nossa vida”, frisa.
Para a mãe, Josieli Barkert, a obra de arte refletiu uma sensação única. “‘Quando te vi Mergulhei no Céu Azul de Amor’ traduziu o meu sentimento ao ter minhas gurias nos meus braços, é muita emoção”, contou a empresária. Azevedo explica que cada peça é um projeto único, não se tratando apenas de uma fotografia, pois entrega a materialidade da arte carregada de sentimentos. “Cada trabalho que a gente faz, queremos que tenha um propósito muito forte. O casamento das nossas técnicas foi reunido para gerar uma experiência incrível, por isso tangibilizamos, criamos e eternizamos uma obra que será um patrimônio histórico da família”, reforçou o fotógrafo.
LEIA TAMBÉM: Caderno Elas: qual o segredo da sua felicidade?
Publicidade
A experiência dos artistas durante a criação também foi algo único e profundo. “Nessa obra tem metade do Igor e metade da Myriam, com amor, verdade e propósito, nos doamos e usamos nossa criatividade por completo para criar algo que fizesse sentido para eles”, completou Igor.
Parceria foi divulgada durante feira em Gramado
O fotógrafo Igor Azevedo, de 28 anos, natural de Taquari, trabalha há 13 anos no ramo da fotografia. É reconhecido por ser especialista em fotos de debutantes e foi nomeado como o fotógrafo gaúcho que lançou o álbum mais valioso do Brasil, contendo na capa 24 esmeraldas avaliadas em R$ 200 mil. Já expôs em renomadas galerias e festivais, tanto no Brasil quanto no exterior. Recentemente, recebeu a medalha de ouro da Mondial Art Academy France, de um trabalho fruto da parceria com Myriam Dutra.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Academia Rio-Grandense de Letras entrega prêmios em noite de celebração
Ela, por sua vez, tem formação em Artes Plásticas e Letras, fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação e é pós-doutora em Pensamento Complexo pela Multiversidad Edgar Morin, no México. Myriam trabalha com artes plásticas há mais de 40 anos. Com longa e renomada carreira, já ganhou diversos prêmios e é reconhecida internacionalmente por suas artes.
Em novembro, na Feira Internacional de Turismo, em Gramado, os artistas apresentaram obras exclusivas com ouro, na área Luxury, voltada ao mercado de luxo. A Festuris, que é considerada a maior feira de negócios de turismo da América Latina, recebeu outras obras de Igor e de Myriam, que compartilharam técnicas com o público, apresentando trabalhos personalizados com sofisticação e exclusividade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Lívia Luz: iluminando a sociedade através do canto
Projeto O Poder da Foto
A pandemia de Covid-19, que iniciou em 2020, alterou o funcionamento de muitos negócios, e no ramo da fotografia não foi diferente. Com os eventos e as festas temporariamente cancelados, Igor Azevedo se viu diante de um problema inesperado e fez, a partir dele, um projeto criativo que foi um divisor de águas na sua carreira.
Publicidade
Com um olhar afinado para os acontecimentos do mercado, Igor compreendeu as transformações profundas impostas pela época. Assim, passou a ajudar profissionais de diferentes áreas a ter um posicionamento forte através de redes sociais e plataformas. Em um cenário de adversidades, surgiu O Poder da Foto, auxiliando, através da fotografia, a posicionar profissionais e empresas de forma assertiva. Na cartela de clientes do projeto há pessoas de todo o Brasil. Mais informações podem ser conferidas no Instagram.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.