Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREOCUPAÇÃO

Sintomas respiratórios são mais do que o dobro dos atendimentos na saúde de Santa Cruz

O inverno ainda não chegou, mas as recentes frentes frias que atingiram o Vale do Rio Pardo, além de derrubarem os termômetros, já fazem com que que unidades de saúde de Santa Cruz do Sul registrem aumento na procura por atendimentos respiratórios.

Em entrevista ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta 107,9 FM, o diretor-executivo do Ana Nery, Gilberto Gobbi, destacou que a procura está bem acima da normalidade. “Temos tido um procura bem acentuada de sintomas gripais, principalmente nesse mês de maio. Tivemos um janeiro complicado, depois uma pequena caída e agora abril e maio um acréscimo grande tanto no hospital, o que não era comum, como na Upa e no Hospitalzinho. Maio ainda é o início do inverno o que tem nos surpreendido é o volume de pessoas com problemas respiratórios”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Saúde integrativa: a energia como aliada na prevenção e no tratamento de doenças

Publicidade

Até essa segunda, por exemplo. já passa de 4.300 o número de atendimentos no Hospital Ana Nery, quase o dobro do registrado em fevereiro. Desse total, cerca de 50% são de casos de problemas respiratórios. Os sintomas de gripe também correspondem por 52% da procura no Hospitalzinho e 58% na UPA do Bairro Esmeralda, casas de saúde administradas pelo Ana Nery.

Ainda de acordo com Gobbi, os pacientes, quase que em sua totalidade, não evoluem para quadros graves. Porém, a situação preocupa alta demanda. “O que a gente tem notado é a concentração de pacientes em determinados horários, o que acaba complicando a organização interna. Grande parte da procura se concentra das 9 horas às 11 horas e no final da tarde, o que acaba gerando filas”.

LEIA TAMBÉM: Ambulatório da Unisc tem grupo de apoio à comunidade LGBTQIA+

Publicidade

Para dar conta da demanda, o Ana Nery tem procurado reforçar as equipes. No Hospitalzinho, por exemplo, foi contratado um plantonista a mais. Para quem quiser evitar filas, a orientação repassada pelo diretor é para que se procure nesses casos atendimento nos postos de saúde ou então, que seja evitado horários de pico nas casas de saúde.

Aumento não só para adultos

A demanda por atendimentos no Ana Nery, UPA e Hospitalzinho, também é notada no público infantil, principalmente nos últimos dois meses. “Um aumento bastante significativo no atendimento pediátrico no Ana Nery e no Hospitalzinho. Torcemos pra ser uma coisa de momento, de curta duração, para que possamos nos organizarmos ali na frente de forma mais tranquila.

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.