O italiano Jannik Sinner, de 22 anos e quarto do ranking, derrotou o russo Daniil Medvedev, 27 anos e 3º colocado na lista da ATP, por 3 a 2, parciais de 3/6, 3/6, 6/4, 6/4 e 6/3, em jogo com duração de quase quatro horas no domingo, 28. Com isso, conquistou o título inédito do Australian Open, em Melbourne. Foi a primeira final desde 2005 sem a presença de Novak Djokovic, Rafael Nadal ou Roger Federer.
O russo, número 3 do ranking mundial, buscava seu segundo título de Grand Slam na carreira, mas tinha na memória a derrota na final do Australian Open de 2022, quando venceu os dois primeiros sets contra Rafael Nadal, mas levou a virada. Já Sinner disputou sua primeira decisão de um Major, seu melhor resultado até então tinha sido a semifinal em Wimbledon 2023.
LEIA MAIS: Luisa Stefani é eliminada na chave de duplas do Australian Open
Publicidade
Sabalenka é bicampeã
A belarussa Aryna Sabalenka é bicampeã do torneio de simples feminino do Australian Open. Atual número 2 do mundo, a tenista de 25 anos derrotou no sábado, 27, a chinesa Qinwen Zheng por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, em 1h16 de jogo, para conquistar o segundo título de Grand Slam de sua carreira. E novamente em Melbourne, como foi em 2023.
Sabalenka foi campeã sem ceder um set sequer na competição. Ela repete o feito da compatriota Viktoriya Azarenka, que conquistou o bicampeonato do Australian Open em 2012 e 2013. Além dos dois títulos título de simples no Australian Open, a tenista tem no currículo outros dois troféus de Grand Slam nas duplas: jogando ao lado da belga Elise Mertens, ela foi campeã do US Open em 2019 e do Australian Open em 2021.
LEIA MAIS: Bia Haddad é eliminada na terceira rodada do Australian Open
Publicidade
Campeão de Grand Slam mais velho
O indiano Bohan Boppana se tornou, no sábado, 27, o homem mais velho da história a conquistar o título de um Grand Slam do tênis, aos 43 anos e 329 dias. Ao lado do australiano Matthew Ebden, ele levantou o troféu de duplas do Australian Open, derrotando na final os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, por 2 a 0, parciais de 7/6 (7-0) e 7/5.
O antigo recorde era do holandês Jean-Julien Rojer, campeão de Roland Garros aos 40 anos em 2022, com Marcelo Arevalo, de El Salvador. Na Austrália, o recordista era Leander Paes, que conquistou o título aos 38 anos em 2012.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade