Categories: Regional

Sinimbu registra primeiro caso de dengue

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu faz um alerta à população do município, para que adotem ações de prevenção à dengue. Desde ano passado, a cidade é considerada infestada pelo mosquito transmissor da doença e, por isso, vem desenvolvendo ações de controle do mosquito. Entre as atividades estão coletas diárias de larvas, para identificar possíveis focos da doença, e orientação aos moradores, para que pratiquem os cuidados necessários nas residências, evitando a formação de criadouros.

Conforme a Secretaria, Sinimbu registrou o primeiro caso de dengue nesta semana. Trata-se de um morador do Centro. Além disso, também foram recebidas amostras com focos positivos para o mosquito Aedes aegypti. “Pedimos que população fique atenta aos sintomas da doença e que procurem atendimento médico assim que possível para o diagnóstico e tratamento”, detalha a secretária Sinara Dhiel.

LEIA MAIS: Número de casos confirmados de dengue aumenta 25% em cinco dias

Publicidade

Os sintomas da dengue clássica são: febre; dor de cabeça; dor nos olhos; mialgia; artralgia; exantema; e manifestações hemorrágicas. Porém, em casos mais graves pode ocorrer sangramento de gengivas e narinas; fezes escuras; manchas vermelhas ou roxas na pele; dor na barriga intensa e contínua; vômitos e tonteira; diminuição da urina; e dificuldade para respirar.

Os exames de diagnósticos são encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), em Porto Alegre, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Vale lembrar que não existe um tratamento específico para a doença, mas que, após avaliação médica, são prescritas medicações para os sintomas, como hidratação oral ou venosa; e medicação sintomática (analgésicos e antitérmicos).

O que fazer para prevenir a doença:

  • Manter os pratos de vasos de plantas com areia;
  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
  • Limpar sempre as calhas dos canos;
  • Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
  • Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
  • Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
  • Eliminar copinhos plásticos e tampas de refrigerantes em sacos que possam ser lacrados;
  • Furar latas de alumínio antes de ser descartadas;
  • Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.