Regional

Sinimbu promove Festival das Cucas em setembro

A Prefeitura de Sinimbu, através do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo, em parceria com a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, retoma em setembro a realização do Festival das Cucas. O evento chega à quarta edição e está marcado para o dia 3 de setembro, junto à Praça do Monumento ao Imigrante, com início às 14 horas.

Além da presença das cuqueiras já consolidadas comercializando produtos, o evento contará com ato cívico alusivo à Semana da Pátria e uma novidade: um concurso que elegerá a melhor cuca produzida por cuqueiras amadoras. O concurso Berço das Cucas: Cultura de Gerações promete reunir gerações e mostrar diferentes receitas produzidas no dia a dia, pela comunidade local.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu no Futuro: projeto inovador voltado às novas profissões é lançado em Sinimbu

Publicidade

Conforme os organizadores, a programação inicia às 14 horas com apresentação do grupo Elas: Violão Encanto e apresentação das cucas participantes no concurso. O evento ainda contará com a distribuição de erva-mate e água quente com a ervateira Mate&Vida, bem como a comercialização de linguiça com a Embutidos Thier. A equipe do Senac de Santa Cruz do Sul também estará presente com atividades e divulgações.

Outros detalhes da programação serão divulgados nos próximos dias. Toda comunidade está convidada para trazer a cadeira e prestigiar a programação. Em caso de chuva, a festividade acontecerá junto ao ginásio da Emef Nossa Senhora da Glória.

LEIA MAIS: Sinimbu lança concurso Berço das Cucas

Publicidade

Sobre o concurso

O concurso Berço das Cucas: Cultura de Gerações tem como objetivo resgatar a cultura e tradição do município em ser conhecido como Berço das Cucas, bem como mostrar que as receitas produzidas nas casas das cuqueiras sinimbuenses são passadas de geração em geração. Podem participar cuqueiras amadoras, que produzem cucas apenas para o próprio consumo, sem comercialização. As cuqueiras interessadas devem se inscrever juntamente com um familiar, podendo ser um filho, neto, ou sobrinho, por exemplo. A ideia da comissão organizadora é de que as cucas sejam produzidas em conjunto, promovendo o resgate cultural e ensinando o preparo da receita.

Os interessados em participar deverão se inscrever até a próxima quarta-feira, 31, junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. As cucas deverão ser produzidas na manhã do dia 2 de setembro, em local a ser indicado pela comissão organizadora. À tarde, acontece a apresentação das cucas e a avaliação, por um grupo de jurados especialmente convidado para o evento. Quem produzir a melhor cuca será premiado com uma cesta de produtos e um certificado reconhecendo a conquista. Além disso, todas as receitas e cucas apresentadas serão divulgadas em um folder, a ser lançado durante a Exposin.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.